Leitura: 3 minutos
Transexual do PSOL de Presidente Dutra fica tetraplégica após sofrer tentativa de homicídio
Foto Divulgação

A militante transexual do PSOL, de Presidente Dutra, Bárbara Trindade, mais conhecida como “Babi”, 22 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio. O principal suspeito do crime é Domingo Mendes, morador do município com quem a transexual mantinha um relacionamento amoroso. Segundo informações de familiares, após os boatos do envolvimento sexual terem repercutido entre os moradores da cidade e nas redes sociais, Domingo Mendes convidou Babi para um encontro próximo a Câmara de Vereadores da cidade, por volta das 23hs, e deflagrou dois tiros que atingiram o maxilar e a coluna vertebral,conforme consta no Boletim de Ocorrência nº 86\2017, registrado na Delegacia Territorial de Presidente Dutra, Departamento de Polícia do Interior 14º COORPIN- Irecê. ( Anexo Boletim de Ocorrência)

A transexual encontra-se ainda internada no Hospital Regional de Irecê, em estado grave, na Semi-UTI, aguardando a realização de uma cirurgia para retirar a bala que ficou alojada nas costas. De acordo com o Atestado Médico emitido, a transexual sofreu uma tetraplegia traumática e vai perder todos os movimentos do corpo. Domingo Mendes está preso na Delegacia de Presidente Dutra, mas já deu entrada em um pedido de Habeas Corpus.

O PSOL vai entrar com uma ação no Ministério Público e na Procuradoria Geral para solicitar, em caráter de urgência, as medidas jurídicas cabíveis. Para o Presidente Estadual do PSOL na Bahia, Ronaldo Santos, a tentativa de homicídio que ocorreu com Babi representa mais um crime de homofobia. “Infelizmente, esse não é um caso isolado! Todos os dias centenas de companheiras sofrem ataques físicos, psicolóicos e emocionais. O PSOL vai judicializar o fato para que Domingo Mendes seja punido de acordo com a Legislação em vigor no país!”, garante.

O psolista destaca que a sigla defende a diversidade sexual e possui muitos militantes da comunidade LGBT. “ Vamos judicializar a questão para que esse crime não passe despercebido e o criminoso seja punido!” ressalta.

A militante do Coletivo LGBT do PSOL Irecê, Ruby Santos, destaca que os crimes de homofobia são recorrentes na região e as gestões municipais não possuem amparo jurídico eficiente para combater os casos. “Travamos uma batalha cotidiana na luta pelo acesso às políticas públicas e mais proteção legal!”, frisa. O Grupo Feminista Aracema está dando apoio jurídico ao caso. A família de Babi pede doações para ajudar a comprar a cadeira de rodas e as fraldas geriátricas. Seguem em anexo o Boletim de ocorrência e o laudo Médico:

Transexual do PSOL de Presidente Dutra fica tetraplégica após sofrer tentativa de homicídio
Foto Divulgação
Transexual do PSOL de Presidente Dutra fica tetraplégica após sofrer tentativa de homicídio
Foto Divulgação

Doações:
Agência: 0780
Operação: 013
Conta: 00074700-2
Renata Silva Ferreira
Caixa Econômica Federal