Leitura: 2 minutos
Memórias é o tema central da terceira mesa da Flica
Foto Paulo Paes

Na manhã desta sexta-feira (06), o público que participou da terceira mesa da Festa Literária Internacional da Cachoeira – Flica pode ouvir histórias, memórias e causos. Cerca de 300 pessoas esteve no Clastro durante a primeira mesa do dia intitulada “Memória, obsessões e outras matérias-primas da ficção” e compartilham um pouco das memórias dos autores convidados. Maria Valéria Rezende premiada diversas vezes com o Jabuti e é mentora de encontros dedicados à produção literária feminina. Ao seu lado, Franklin Carvalho, revelado como autor vencedor de um prêmio nacional dos mais conceituados. Ambos finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura deste ano e mediação Milena Britto pesquisadora sobre literatura, gênero e a cena literária contemporânea.

Os autores contataram sobre suas histórias pessoais e como elas se misturam com seus personagens. Franklin Carvalho contou que sempre teve relação com morte, já que seu pai morreu quando o autor tinha seis anos. Embora seu romance “Céus e terra” seja ficção, o romance surgiu a partir de pesquisas sobre Antropologia da Morte realizada com vistas a obter vaga em mestrado na Universidade Federal da Bahia.

Foto Paulo Paes

Já Maria Valéria Rezende, mesmo sendo freira, contou que seus personagens se misturam com suas memórias pessoais, mas sem ligação com a igreja Católica, a escritora gosta de contar das pessoas comuns, com a literatura marcada por uma opção preferencial pelos pobres. Questionada sobre essa relação freira x escritora, Rezende esclareceu que a vida de uma freira é bem diferente do que a maioria das pessoas pensam, sendo uma vida intelectual intensa e livre.
Franklin contou do seu processo criativo “a memória é um exercício”, afirmou o autor, reforçando que o escritor é livre também para viver de outras atividades e que essas histórias contribuem para o processo de produção literária, trazendo em suas obras relação entre a ciência e filosofia, focadas no realismo fantástico e memorialismo das cidades.

Flica acontece até domingo (08), com debates literários, lançamento de livros, exposições, apresentações artísticas, contações de histórias e saraus.

Serviço
​Festa Literária Internacional de Cachoeira – Flica 2017
​Quando: ​5 a 8 de Outubro
Onde: Cachoeira/BA