Na Bahia inteira são poucas cidades que não dependem exclusivamente dos serviços da operadora Oi, principalmente na região Oeste onde a maioria só têm uma linha fixa e as outras operadoras ainda se dispõe da torre da Oi para fornecimento de sinal de celular.
De acordo com informações de um levantamento oficial do governo federal obtido pelo jornal O Globo, uma eventual falência da Oi pode deixar 2.051 municípios brasileiros sem telecomunicações e isso inclui Tabocas do Brejo Velho, além de prejudicar o Brasil inteiro, porque todas operadoras brasileiras dependem da Oi em algum grau.
Tudo isso começou com a aquisição da operadora Brasil Telecom em 2010 e fusão com a Portugal Telecom em 2014, ambas com dívidas enorme, que ao passar do tempo foi aumentando e não deixou outra escolha a não ser “o processo de recuperação judicial” iniciado em junho do ano passado. A Oi deve R$ 64 bilhões e se tornou a empresa brasileira com a maior dívida da história do país. Segundo informações do jornal O Globo, uma operadora chinesa teria entrado na equação nos últimos meses se oferecendo a comprar o segmento de telefonia móvel da Oi para começar suas operações no Brasil. Mas não se sabe o andamento do projeto.
Segundo a Anatel, o governo vai interferir no plano de recuperação judicial para encontrar uma solução para o problema.