em

Governo do Estado lança projeto e-Nova Educação em parceria com o Google

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, em parceria com o Google, lança, na quarta-feira (4/4), o projeto e-Nova Educação, às 9h, no Instituto Anísio Teixeira. O projeto é inovador e levará as tecnologias digitais para a sala de aula, integrando acesso a internet de alta velocidade com os dispositivos móveis, dentro […]

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, em parceria com o Google, lança, na quarta-feira (4/4), o projeto e-Nova Educação, às 9h, no Instituto Anísio Teixeira. O projeto é inovador e levará as tecnologias digitais para a sala de aula, integrando acesso a internet de alta velocidade com os dispositivos móveis, dentro da proposta de propiciar a contextualização da Educação no Século XXI. A iniciativa também contempla formação de professores.

Para o Secretário Walter Pinheiro, o e-Nova Educação é um marco na contextualização dos processos de ensino e aprendizagem na rede estadual. “O e-Nova Educação é uma iniciativa estratégica que estamos implementando para fortalecer o eixo pedagógico das escolas, por meio de um conjunto de aplicativos de última geração, configurando uma rede social de conhecimentos que integra estudantes e professores à realidade do mundo em que vivemos. Esse projeto potencializa os processos de inovação nas escolas e contribui efetivamente na preparação dos estudantes para a vida e para o mundo do trabalho”, afirmou.

O lançamento do e-Nova contará com a presença do principal executivo mundial do Google for Education, Bram Bout, bem como dos diretores para o Mercado Internacional, John Vamvakitis; para a América Latina, Rodrigo Pimentel; e para o Brasil, Alexandre Campos Silva.

Sobre o e-Nova Educação – O e-Nova Educação contemplou em sua fase piloto escolas de 11 municípios baianos – Salvador, Feira de Santana, Mata de São João, Camaçari, Lauro de Freitas, Jequié, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Senhor do Bonfim e Luís Eduardo Magalhães –, englobando 20 escolas das mais variadas modalidades de ensino, desde Centros Noturnos de Educação até escolas regulares, passando, também, por Centros de Educação Profissional dentre outros. Nessa etapa foram adquiridos 300 Chromebooks para utilização no teste e em processos de formação.

O coordenador geral de Articulação de Projetos para a Educação da Secretaria da Educação do Estado, Rogério Quintella, destaca que a meta é chegar a 500 unidades escolares até o início do segundo semestre de 2018, já tendo sido adquiridos 14 mil Chromebooks a serem distribuídos entre estas escolas.

Formação – No final de 2017, na etapa piloto, foram formados cerca de 650 educadores, 130 dos quais tentaram e tiveram sucesso na obtenção da certificação internacional. “Nesta semana, já superada a fase de projeto piloto, temos 24 mil professores concluindo o primeiro dos dois módulos que compõem a formação inicial para o uso pedagógico dessas tecnologias educacionais, sob a responsabilidade da UFBA em parceria com o Instituto Paramitas”, completa Quintella.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

mulher, dinheiro, chantagem, banknote-15801_1280

Conheça as mentiras financeiras que impedem as pessoas de ficarem ricas

Vereador Carlos Costa com as mentoras do projeto

Núcleo de acolhimento e cuidados paliativos a pacientes com câncer pode ser realidade em Barreiras