em ,

Violência faz condomínios da Bahia investirem em segurança

A sensação de maior segurança é o que motiva boa parte da população a morar em condomínios. Uma pesquisa recente do Ibope mostra que a preocupação das pessoas com a violência e a falta de segurança no Brasil dobrou no último ano. No fim de 2016, 19% dos brasileiros mencionaram esse tema entre os mais […]

Violência faz condomínios da Bahia investirem em segurança
Ilustração. Foto: Divulgação

A sensação de maior segurança é o que motiva boa parte da população a morar em condomínios. Uma pesquisa recente do Ibope mostra que a preocupação das pessoas com a violência e a falta de segurança no Brasil dobrou no último ano.

No fim de 2016, 19% dos brasileiros mencionaram esse tema entre os mais relevantes. O item foi o quarto entre os temas que mais preocupam a população depois do desemprego, da corrupção e saúde. Já no fim de 2017, a insegurança continuou em quarto lugar, mas as citações saltaram para 38%.

Sérgio Ehrlich, diretor de operações da Gocil Segurança e Serviços, explica que para garantir um condomínio seguro é preciso montar um protocolo de segurança com as normas que devem ser seguidas por porteiros e moradores, de acordo com a estrutura de cada prédio.

“Da mesma forma que a tecnologia avançou para garantir mais segurança aos moradores, grupos mal-intencionados também se especializaram em burlar esses sistemas. Por isso, é preciso investir na elaboração de um projeto de segurança específico para a realidade de cada condomínio. O mesmo deve estabelecer os sistemas de segurança necessários, integrando tecnologia preventiva com segurança patrimonial”.

O treinamento das equipes e monitoramento dos serviços, com supervisão 24 horas por dia, também estão entre as atividades essenciais. “A importância do treinamento é instruir cada funcionário sobre os procedimentos de segurança do condomínio, como o controle total de acesso: ninguém entra sem a devida autorização, não é permitido dar informações de qualquer natureza sobre assuntos do condomínio ou de proprietários a terceiros, e é terminantemente proibido comentar se este ou aquele condômino está ausente, ou em viagem”, ressalta.

Atenção redobrada de funcionários e condôminos é essencial para evitar a ação dos bandidos

A tecnologia ajuda na segurança, como é o caso das câmeras, alarmes e grades, porém, uma das melhores maneiras para evitar essas surpresas desagradáveis é a atenção dos moradores e funcionários do prédio.

O especialista alerta que a orientação aos condôminos é tão fundamental quanto o treinamento da equipe de segurança, portaria e limpeza, uma vez que o desrespeito às regras pode pôr em xeque todo um sistema preventivo e deixar o local vulnerável para a criminalidade.

“Um exemplo clássico disso é quando o funcionário que vai colocar o lixo na rua e, por descuido, acaba deixando o portão aberto ou mesmo a falta de comunicação dos moradores à portaria quando há a contratação ou demissão de funcionários, como babás e faxineiras, ou até visita de amigos e parentes”, exemplifica.

Diante disso, estabelecer regras de segurança e comunicar a todos sobre a importância de segui-las ajuda a evitar problemas futuros. “Se os moradores respeitarem as normas, ficará mais fácil contribuir para a proteção do prédio. É importante fixar essas regras, seja enviando por e-mail ou imprimindo e colocar em diversos locais, por exemplo, no elevador, onde todos têm acesso”, conclui Ehrlich.

Sobre a Gocil

A Gocil Segurança e Serviços é uma empresa especializada em soluções para Segurança Empresarial, Segurança Pessoal, Segurança Eletrônica e Serviços. De forma única no mercado, integra pessoas, processos e tecnologia de ponta. Fundada em 1985, conta com 20 mil funcionários e atua em cerca de 1000 clientes nos estados da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Anna Todd, autora da série After, confirma participação na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

MPT aponta falhas na MP sobre acolhimentos para migrantes