em

Homenagens à Irmã Dulce marcam o mês de agosto

O dia 13 de agosto foi instituído pelo Vaticano como a data de celebração oficial da festa litúrgica de Irmã Dulce. Desde a beatificação da religiosa, em 2011, a data foi escolhida porque foi nesse mesmo dia, em 1933, na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus (em Sergipe), que Maria […]

Homenagens à Irmã Dulce marcam o mês de agosto
Foto: Divulgação

O dia 13 de agosto foi instituído pelo Vaticano como a data de celebração oficial da festa litúrgica de Irmã Dulce. Desde a beatificação da religiosa, em 2011, a data foi escolhida porque foi nesse mesmo dia, em 1933, na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus (em Sergipe), que Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, aos 19 anos de idade, recebia o hábito e adotava, em homenagem à sua mãe, o nome de Irmã Dulce. Por este motivo, o mês de agosto é marcado por uma intensa programação dedicada a ela, que promete reunir milhares de fiéis e admiradores durante as homenagens à religiosa.

A oitava edição da festa em honra à Bem-Aventurada Dulce dos Pobres terá como ponto alto a Missa Solene, no dia 13, às 9h, no Santuário da freira (Largo de Roma, em Salvador), presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, mas as comemorações se iniciaram no último sábado, dia 4, com o novenário, que prossegue até dia 12, sempre às 17h, no Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres. A cada dia, a celebração conta um pregador e um grupo de homenageados, entre unidades, voluntários e parceiros das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), além de paróquias, congregações, irmandades, órgãos públicos e instituições. As missas serão marcadas também pelo gesto concreto, que este ano consiste na doação de recursos para a construção da segunda etapa da Unidade Dona Dulce, núcleo voltado para o atendimento de pacientes em tratamento de câncer assistidos pela OSID.

Além do novenário, no último domingo, dia 5, foi realizada a primeira carreata em homenagem à Irmã Dulce. A procissão percorreu alguns dos principais locais nos quais a Mãe dos Pobres atuou: Largo dos Mares, Água de Meninos, Calçada, Uruguai, Ribeira e Bonfim, retornando em seguida para o ponto de partida (Santuário Irmã Dulce).

Mãe dos Pobres – Nascida em 26 de maio de 1914, na cidade de Salvador, Bahia, Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes começou a manifestar interesse pela vida religiosa desde cedo, ainda no início da adolescência. Aos 13 anos de idade, já atendia doentes no portão de sua casa, no bairro de Nazaré. Sempre com muita fé, amor e dedicação, o Anjo Bom iniciou na década de 1930 um trabalho assistencial nas comunidades carentes, sobretudo, nos Alagados, conjunto de palafitas que se consolidara na parte interna do bairro de Itapagipe, na capital baiana. Em 1949, Irmã Dulce ocupou um galinheiro ao lado do convento, após a autorização da sua superiora, com os primeiros 70 doentes. A iniciativa deu início à criação das Obras Sociais Irmã Dulce, instituição que abriga hoje um dos maiores complexos de saúde 100% SUS do País, com cerca de 4,5 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano. Irmã Dulce faleceu no dia 13 de março de 1992, aos 77 anos, e, atualmente, está em processo de canonização. Para ser canonizada (declarada Santa) é necessária a comprovação de mais um milagre atribuído à freira baiana.

Anote!

Próximas festividades:

Novenário:
Data: Até o dia 12 de agosto, às 17h

Local: Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres (Largo de Roma, Salvador)

Caminhada Irmã Dulce
Data: 12 de agosto, às 8h

Saída: Igreja do Bonfim em direção ao Santuário da beata (Largo de Roma, Salvador)

Tarde de Louvor com o padre Antônio Maria

Data: 12 de agosto, às 14h30
Local: Santuário Irmã Dulce (Largo de Roma, Salvador)

Festa em honra da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres
Data: 13 de agosto, a partir das 9h00

Local: Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres

Às 9h00: Missa Solene, presidida por Dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil

14h00: Momento de Louvor.

Sobre as Obras Sociais Irmã Dulce

Entidade filantrópica sem fins lucrativos, as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) são uma espécie de ‘holding social’ constituída por 21 núcleos que prestam assistência à população de baixa renda nas áreas de saúde, assistência social e educação, dedicando-se ainda à pesquisa científica, ensino médico, preservação e difusão da história de Irmã Dulce e gestão de unidades públicas de saúde. Hoje, a OSID é considerada pelo Ministério da Saúde um dos maiores complexos de atendimento 100% SUS do País, responsável por cerca de 3.5 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano. Atualmente, somente na sede, em Salvador, Bahia, a instituição conta com mais de 2 mil funcionários, além de 320 médicos e 125 voluntários.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Anatel apreende 28 mil produtos não homologados

Anatel apreende 28 mil produtos não homologados

Produtores de Petrolina registram prejuízos por problemas internos da Adagro

Produtores de Petrolina registram prejuízos por problemas internos da Adagro