em ,

PT oficializa candidatura de Rui Costa ao Governo da Bahia

O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializa a candidatura do governador Rui Costa à reeleição neste sábado (4), durante Convenção Estadual no Parque de Exposições de Salvador. O governador chega de Metrô ao ato, que terá início às 11h, e também confirmará os nomes dos pré-candidatos a vice-governador, João Leão (PP), e ao Senado, Jaques Wagner […]

Rui prega humildade em convenção com mais de 30 mil pessoas. Foto: Divulgação
PT oficializa candidatura de Rui Costa ao Governo da Bahia
PT oficializa candidatura de Rui Costa ao Governo da Bahia. Foto: Divulgação

O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializa a candidatura do governador Rui Costa à reeleição neste sábado (4), durante Convenção Estadual no Parque de Exposições de Salvador. O governador chega de Metrô ao ato, que terá início às 11h, e também confirmará os nomes dos pré-candidatos a vice-governador, João Leão (PP), e ao Senado, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD), na chapa majoritária.

A convenção também ratifica as candidaturas dos suplentes dos dois candidatos ao Senado. O deputado federal Bebeto Galvão, do PSB, e a ex-prefeita de Sebastião Laranjeiras, Luciana Leão, do PR, serão, respectivamente, primeiro e segundo suplentes de Wagner. Já o deputado federal Davidson Magalhães, do PC do B, e a advogada Silvia Cerqueira, do PRP, serão os suplentes de Coronel, nesta ordem.

O nome da chapa majoritária, “Mais Trabalho Por Toda a Bahia”, também será oficializado durante a convenção deste sábado. Além de PT, PSD, PP, PC do B, PSB, PR e PRP, que possuem representantes na chapa majoritária, também formam a coligação principal PDT, Podemos, Avante, PMB, PTC, PMN e Pros, totalizando 14 partidos.

O registro das candidaturas da chapa “Mais Trabalho por toda a Bahia” será feito no dia 15 de agosto no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Salvador, quando também será entregue o Programa de Governo Participativo (PGP 2018) do pré-candidato Rui Costa. De 7 de julho a 2 de agosto, Rui realizou reuniões plenárias com sua militância em 18 cidades baianas para ouvir propostas para construção do PGP. As demandas prioritárias de cada um dos 27 territórios de identidade que compõem o estado estarão no programa de Governo.

Rui prega humildade em convenção com mais de 30 mil pessoas

Rui prega humildade em convenção com mais de 30 mil pessoas
Rui prega humildade em convenção com mais de 30 mil pessoas. Foto: Divulgação

“Aprendi com a minha família valores que me conduziram até aqui. E um deles foi a humildade, o pé no chão. Vamos seguir trabalhando muito e quem tiver perna para me acompanhar me siga”, afirmou o governador Rui Costa na Convenção da Vitória, que confirmou sua candidatura à reeleição pelo PT neste sábado (4), no Parque de Exposições de Salvador. Mais de 30 mil pessoas participaram do ato, que também oficializou os quatro pré-candidatos da chapa Mais Trabalho por Toda a Bahia, composta também pelos candidatos a vice-governador, João Leão (PP), e a senador, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD).

“Vamos seguir levando saúde para o interior da Bahia e apostando na educação como instrumento de transformação da vida humana. Por isso, vamos planejar um programa de Governo audacioso, ousado, para a área da educação, com a construção de 600 quadras cobertas nas escolas e o funcionamento em tempo integral, dando um salto de qualidade ainda maior”, acrescentou o governador na entrevista concedida à imprensa.

Rui também destacou a aliança com os partidos da base. “Chegamos aqui hoje com 14 partidos aliados. Eu diria que é a soma de esforços. Ninguém faz nada sozinho. E eu quero agradecer a cada um dos partidos, saudar o meu vice-governador João Leão e lhe agradecer pela ajuda, amizade e companheirismo. Saudar também os nossos senadores, Angelo Coronel e Jaques Wagner. A Bahia é muito singular, é o único estado que pode contar,nos últimos quatro anos, com os três senadores ajudando o governador. Espero que continue assim, todos os senadores remando a favor da Bahia”, destacou.

Rui prega humildade em convenção com mais de 30 mil pessoas
Rui prega humildade em convenção com mais de 30 mil pessoas. Foto: Divulgação
Rui prega humildade em convenção com mais de 30 mil pessoas
Rui prega humildade em convenção com mais de 30 mil pessoas. Foto: Divulgação
Rui prega humildade em convenção com mais de 30 mil pessoas
Rui prega humildade em convenção com mais de 30 mil pessoas. Foto: Divulgação
Rui prega humildade em convenção com mais de 30 mil pessoas
Rui prega humildade em convenção com mais de 30 mil pessoas. Foto: Divulgação

Carta de Lula

Durante a convenção, uma carta enviada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos baianos foi lida pelo cantor Lazzo Matumbi. No texto, Lula enfatiza que a convenção liderada pelo candidato ao governo da Bahia, Rui Costa, reafirma a democracia e a esperança por um Brasil e uma Bahia mais felizes. “É muito gratificante saber que estamos diante de uma Convenção para reafirmar a grandeza de um governo de excelência. Uma convenção que acena para a continuidade de um projeto grandioso que transformou a vida do povo baiano, que promoveu o desenvolvimento com inclusão produtiva e justiça social. Continuemos na luta! Vamos disputar o nosso Projeto!”, diz a carta.

Proporcionais

Os partidos que compõem a base de Rui Costa vão se organizar da seguinte maneira na disputa por vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados:

Coligações de deputados estaduais

  • Chapão: PT, PSB, PSD, PP, PR, PDT, PRP, PMB, Podemos, Avante e Pros
  • Chapinha: PTC e PMN

  • PC do B sai sozinho na disputa estadual

Coligações de deputados federais

Chapa 1: PT, PSB, PSD, PC do B, Avante, Podemos, PR, PP

Chapa 2: PDT e PROS

Chapa 3: PTC, PMN, PRP e PMB

Sobre os pré-candidatos

Rui Costa

Nascido em Salvador no dia 18 de janeiro de 1963, o economista Rui Costa dos Santos cresceu no bairro da Liberdade e estudou a vida toda em escola pública. Filho do metalúrgico Clovis dos Santos e da dona de casa Maria Luzia Costa dos Santos, Rui iniciou a vida política na década de 80, quando começou a participar do movimento sindical no Polo Petroquímico de Camaçari, através do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Petroquímica (Sindiquímica-BA), e se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT). Em 2000, se candidatou a vereador na capital baiana e assumiu seu primeiro cargo eletivo na Câmara Municipal de Salvador. Em 2004, foi o vereador mais votado do PT em Salvador, sendo reeleito com 8.901 votos. Três anos depois, foi convidado a assumir a Secretaria de Relações Institucionais da Bahia (Serin), no primeiro governo de Jaques Wagner. Em 2010, foi eleito o deputado federal mais votado do PT Bahia. Em janeiro de 2012, assumiu a chefia da Casa Civil da Bahia. No ano seguinte, o Partido dos Trabalhadores anunciou o nome de Rui Costa para disputar as eleições de 2014 ao Governo do Estado, sendo eleito governador da Bahia no primeiro turno das eleições com 3,5 milhões de votos.

João Leão (PP)

Pré-candidato a vice-governador, João Felipe de Souza Leão nasceu em Recife, no ano de 1946. Filiado ao Partido Progressista (PP-BA), João iniciou a trajetória política em 1989 quando foi eleito prefeito do município de Lauro de Freitas. Por cinco vezes seguidas, desde 1994, foi eleito deputado federal. Ao longo de sua jornada, João Leão licenciou-se do mandato de Deputado Federal para assumir o cargo de Secretário Estadual de Infraestrutura do Governo da Bahia, entre 2009 e 2010, e de Secretário da Casa Civil de Salvador, entre 2011 e 2012. Em 2014, foi nomeado para o cargo de secretário da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia (Seplan), ano em que também foi eleito vice-governador ao lado de Rui Costa. Em 2018, Leão tenta a reeleição para o mesmo cargo.

Jaques Wagner (PT)

Jaques Wagner nasceu no Rio de Janeiro em 1951. Filho de imigrantes judeus poloneses, iniciou sua trajetória política em 1969, no movimento estudantil, na Faculdade de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ). Wagner foi diretor e presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Petroquímica (Sindiquímica-BA), época em que conheceu Luiz Inácio Lula da Silva, com quem mantém uma estreita amizade e parceria há mais de 35 anos. Foi também fundador e o primeiro presidente do PT e da CUT na Bahia. Em 1990 foi eleito deputado federal, permanecendo na Câmara por mais dois mandatos, em 1994 e 1998. Em 2006, Wagner é eleito Governador da Bahia, e reeleito em 2010, com 4.101.270 votos, a maior votação já conquistada por um governador na história do estado. Em 2015, foi indicado pela Presidenta Dilma Rousseff para ser Ministro da Defesa, da Casa Civil e do Gabinete Pessoal de Presidência da República. Deixou o governo em abril de 2018, no período estabelecido pela Justiça Eleitoral, para disputar uma das cadeiras no Senado Federal como representante da Bahia nas eleições de outubro.

Angelo Coronel (PSD)

Engenheiro Civil, empresário e, atualmente presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Angelo Mário Coronel de Azevedo Martins nasceu em Coração de Maria, no Recôncavo da Bahia, em 3 de maio de 1958. Foi eleito prefeito de Coração de Maria, para o quadriênio 1989-1992, pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). É deputado estadual desde 1994, quando foi eleito para o cargo pela primeira vez. Em 2017, foi eleito presidente da Alba, já como membro do PSD, partido sob o comando, na Bahia, do senador Otto Alencar.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Embasa forma novos agentes mirins de combate a perdas em Barreiras

Embasa forma novos agentes mirins de combate a perdas em Barreiras

Signo de Áries – Previsão do Horóscopo do dia 05/08 a 11/08