em

Estudantes da rede estadual apresentam projetos artísticos e literários durante a FLICA 2018

A cidade de Cachoeira (a 118 km de Salvador), no Recôncavo Baiano, será palco para o protagonismo juvenil de estudantes da rede estadual de ensino, que apresentarão projetos artísticos e literários durante a Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA) 2018, que será realizada de quinta a domingo (11 a 14 ). Neste período, o público […]

Estudantes da rede estadual apresentam projetos artísticos e literários durante a FLICA 2018
Foto: Ilustração / Claudionor Jr.

A cidade de Cachoeira (a 118 km de Salvador), no Recôncavo Baiano, será palco para o protagonismo juvenil de estudantes da rede estadual de ensino, que apresentarão projetos artísticos e literários durante a Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA) 2018, que será realizada de quinta a domingo (11 a 14 ). Neste período, o público poderá conferir o talento dos estudantes por meio das arte, dança, poesia e literatura e, também, participar de oficinas, rodas de leitura e encontros literários de e forma interativa.

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, disse que a FLICA é um espaço privilegiado. “Este é um momento onde é possível verificar o protagonismo estudantil, por meio das produções artísticas e culturais. Os nossos estudantes são extremamente criativos e suas obras estão conectadas com a realidade dos territórios e mostram a preocupação que eles têm com as questões sociais dos seus locais de origem. Este protagonismo também ressalta o papel pedagógico que a escola desempenha na vida de cada um, fomentando esta capacidade criativa”, destacou.

No Espaço Educar para Transformar, localizado na área verde da Fundação Hansen Bahia, crianças, jovens e adultos apaixonados por arte literária poderão participar de uma programação diversa. Dentre as atividades, destacam-se: oficina artística de cordel; Papo de cinema com o estudante Josué dos Santos Junior, finalista e premiado da 4ª Mostra da Produção de Vídeos Estudantis (PROVE) e o ator Ismael Marques; Sarau Pedro Calmon: Um homem à frente do seu tempo, com a participação de estudantes selecionados no Concurso Festa Literária na Rede Estadual da Bahia e da Roda de leitura – Imagem, música e literatura: as múltiplas linguagens do nosso cotidiano.

Estudantes da rede estadual apresentam projetos artísticos e literários durante a FLICA 2018
Foto: Ilustração / Claudionor Jr.

No mesmo espaço, haverá o Sarau literomusical com a interação do público com os estudantes que participaram dos projetos Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), Tempos de artes Literárias (TAL), além dos selecionados no Concurso Pedro Calmon: Um homem à frente do seu tempo. Já no Encontro Literário Fala Escritor, o ex-estudante da rede estadual Roberth Novaes, atual escritor e estudante de Letras, que participou do TAL em 2015/2016, mediará um bate-papo com os participantes do Concurso Pedro Calmon e dos projetos TAL e FACE. Além disso, no salão da Fundação Hansen Bahia será realizada a exposição das obas artísticas desenvolvidas pelos estudantes para os projetos Artes Visuais Estudantis (AVE) e Educação Patrimonial e Artística (EPA).

As demais atividades promovidas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia acontecerão nas salas multiuso, também localizadas na Casa Educar para Transformar. São elas: lançamento da coletânea de artigos do livro ‘Nelson Schaun merece um livro’; Oficina de fanzine (revistas em quadrinhos); Rodas de leitura com a Oficina conto de terror; Encontros literários, bate-papo com a autora de histórias infantis, Celina Bezerra; as Oficinas artísticas “Eu escritor” e “Papéis interativos” e o Encontro literário afluentes poéticos, que será uma roda de conversa com autores da coletânea Afluentes poéticos. Na Praça 2 de Julho e na Praça Teixeira de Freitas, os estudantes da rede, que fazem parte do grupo de dança de rua “ABW”, através do projeto Escolas Cultuais, farão apresentações artística de dança.

Confira a programação completa:

Dia 11
9h – Abertura – Apresentação da Fanfarra da Escola Estadual
9h às 20h – Exposição das artes estudantis do AVE e do EPA
10h às 11h – Oficinas artísticas – Cordel
14h às 15h – Papo de cinema
15h às 17h – Lançamento da coletânea de artigos do livro ‘Nelson Schaun merece um livro’
17 às 18h30 – Sarau Pedro Calmon: Um homem à frente do seu tempo

Dia 12

9h às 20h – Exposição das artes estudantis do AVE e do EPA
9h30 às 10h30 – Rodas de leitura – Imagem, música e literatura: as múltiplas linguagens do nosso cotidiano
10h30 às 12h – Oficinas artísticas – Fanzine
14 às 15h30 – Mesa Literária: #Papodeescritor
14 às 15h30 – Rodas de leitura – oficina Contos de terror
16 às 18h – Encontros literários – bate-papo com a autora de histórias infantis: Celina Bezerra
18h30 às 20h – Sarau literomusical

Dia 13

9h às 20h – Exposição das artes estudantis do AVE e do EPA
9h30 às 12h – Oficinas artísticas – eu escritor e Papéis interativos
14 às 16h – Encontros literários – fala escritor (estudantes da rede estadual)
16h às 17h – Encontros literários – Afluentes poéticos
17h às 18h – Apresentação de dança Escolas Culturais – Apresentação artística de dança grupo ABW
18h30 às 20h – Sarau literomusical

Dia 14
9h às 12h – Exposição das artes estudantis do AVE e do EPA

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Tricologia ainda é uma palavra “pouco conhecida “ apesar de estudos ter dado início em 1902

MPF Maranhão

Inema acata recomendação do MPF sobre ampliação do aeroporto de Salvador