em

MPF firma TACs com três municípios baianos para regularização do transporte escolar

As medidas previstas foram elaboradas pelo MPF em conjunto com a UPB e o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Paramirim

MPF. Foto: Divulgação

O Ministério Público Federal (MPF) em Bom Jesus da Lapa (BA) firmou, nessa terça-feira 5 de fevereiro, três Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) com os municípios baianos de Cocos, Serra do Ramalho e Coribe. No documento, a administração de cada município compromete-se em promover o planejamento e as licitações de transporte escolar dentro do que prevê a legislação, além de fiscalizar a efetiva e adequada prestação do serviço.

Os TACs resultam da audiência pública realizada pelo MPF em dezembro de 2018 em Bom Jesus da Lapa, voltada a sanar as dúvidas dos municípios sobre recomendações expedidas em setembro em que o MPF apresentava medidas para prevenir e corrigir eventuais ilegalidades na contratação e prestação do transporte escolar. O evento contou com a participação de prefeitos, secretários de administração, motoristas de veículos de transporte escolar e representantes de órgãos e entidades que atuam na fiscalização de serviços e de recursos públicos.

As medidas previstas dos TACs foram elaboradas a partir de reuniões entre o procurador da República Adnilson Gonçalves, representante da União dos Municípios da Bahia (UPB) e representantes do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Paramirim, em janeiro deste ano.

Outros municípios já agendaram a assinatura de TACs com o mesmo texto-base ainda para esta semana. Os demais municípios que tenham interesse em firmar o TAC devem entrar em contato com a secretaria do MPF em Bom Jesus da Lapa para agendamento.

Transporte Escolar na Pauta do MPF

O procurador da República Adnilson Gonçalves enfatiza que o transporte escolar seguirá como uma prioridade do MPF em Bom Jesus da Lapa, que continuará fiscalizando o cumprimento do TAC e a implementação das medidas indicadas nas recomendações, em especial quanto aos municípios que não tenham demonstrado o ajustamento de suas práticas ao novo modelo de licitação e contratação descrito nos referidos documentos.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Dilsinho

Dilsinho estreia tour “Terra do Nunca”

Fernanda Lacerda vira empreendedora e abre boutique de cílios em São Paulo

Fernanda Lacerda vira empreendedora e abre boutique de cílios em São Paulo