em

Carreta da Saúde chega à Bahia para combate à hanseníase

Estado registrou alta endemicidade com 2.217 novos casos da doença em 2017¹. Pacientes recebem diagnóstico e tratamento completo

Ilustração. Foto: Reprodução

A Carreta Novartis da Saúde chega a Barreiras (BA) nesta segunda-feira, 11 de março, para levar atendimento gratuito e exames para o combate à hanseníase, além de esclarecer dúvidas da população a respeito da doença infecciosa crônica e curável que causa, sobretudo, lesões de pele e danos aos nervos. O serviço de saúde permanece na cidade até 13 de março, com atendimento na Praça das Corujas (Centro), das 8h às 17h.

Depois de Barreiras, a carreta segue percorrendo o interior do estado até o fim de maio, passando por cidades como Luís Eduardo Magalhães, Santa Rita de Cássia, Cristópolis, Tabocas, Barra, Ibotirama, Paratinga, Oliveira dos Brejinhos, Brumado, Teixeira de Freitas e Porto Seguro.

Em 2017, foram notificados 2.217 casos novos de hanseníase na Bahia, um coeficiente de detecção anual de 14,51/100.000 hab., considerado alta endemicidade segundo parâmetros nacionais¹. Os dados são do último boletim epidemiológico de hanseníase, divulgado em 2018 pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Bahia.

Após o diagnóstico, os pacientes recebem o tratamento completo por meio de medicamentos da Novartis doados à Organização Mundial da Saúde (OMS), que os repassa a países como o Brasil. O tratamento poliquimioterapia (PQT), que está disponível gratuitamente em toda a rede pública do Brasil, cura a hanseníase, interrompe sua transmissão e previne as deformidades.

Além do atendimento à população, a Carreta realiza o treinamento de profissionais da área da saúde pública em parceria com a Associação Alemã de Assistência aos Hansenianos e Tuberculosos (DAHW).

Combate à hanseníase no país

Com mais de 70 mil atendimentos, a Carreta Novartis da Saúde completa 10 anos como uma das principais iniciativas de erradicação da doença no país, sendo responsável por cerca de 25% de todos os diagnósticos realizados. Trata-se de um caminhão itinerante com cinco consultórios e um laboratório que percorre estados brasileiros, oferecendo atendimento gratuito e exames, além de esclarecer dúvidas e conscientizar a população sobre a prevenção.

O projeto é resultado de uma parceria com o Ministério da Saúde, com apoio do CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), que buscam a erradicação da doença até 2020.

O Brasil está em segundo lugar no ranking de países com novos casos de hanseníase², segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, há uma redução de 34,1% no número de novos casos diagnosticados no país entre 2006 e 2015³. A queda é reflexo de uma série de ações implantadas para o enfrentamento da doença, como é o caso da Carreta Novartis da Saúde.

A hanseníase, comumente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, que lesiona os nervos periféricos e reduz a sensibilidade da pele. Geralmente, o distúrbio ocasiona manchas esbranquiçadas em áreas como mãos, pés e olhos, mas também pode afetar o rosto, as orelhas, nádegas, braços, pernas e costas.

¹ Boletim Epidemiológico de Hanseníase/2018. Diretoria de Vigilância Epidemiológica—Divep. Acesso em: 07/03/2019. Disponível em: http://www.saude.ba.gov.br/wp-content/uploads/2017/11/boletimEpidemiogicoHanseniaseAgo2018_n%C2%BA01.pdf

² Weekly epidemiological record – Global leprosy situation, 2012. Organização Mundial da Saúde. Acesso em: 10/01/2019. Disponível em: http://www.who.int/wer/2012/wer8734.pdf?ua=1

³ Portal da Saúde. Ministério da saúde. Acesso em: 09/01/2019. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/editoria/saude/2017/01/novos-casos-de-hanseniase-registram-reducao-de-34-na-ultima-decada

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Dragões da Real

Acompanhe detalhes do que aconteceu na 2ª noite do Carnaval Paulistano no Anhembi

Cinemark chega ao Partage Shopping, em São Gonçalo

Cinemark chega ao Partage Shopping, em São Gonçalo