Durante reunião realizada na última quarta-feira (3), a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) esclareceu aos vereadores de São Desidério sobre a aplicação, nos últimos cinco anos, de um aporte total de R$ 3.26 milhões em recursos para obras de extensão de rede e melhorias operacionais no sistema de abastecimento. Este recurso também abrange a obra que vem sendo realizada pela empresa para construção do novo sistema de abastecimento de água da localidade do Sítio do Rio Grande, que vai beneficiar cerca de dois mil habitantes da localidade com água tratada e de qualidade.
Ao longo dos últimos cinco anos, a concessionária beneficiou com água tratada e de qualidade as localidades do Roçado Velho, Ponte de Val e Ponte de Terra, na zona rural. A Embasa também vem investindo em melhorias para atender o crescimento demográfico dos bairros Tangará e Vila dos Padres, situados em parte alta e de difícil operação do sistema de água de São Desidério. A empresa prevê investimento de R$ 275 mil para implantar, ainda este ano, um reservatório elevado para estabilizar o abastecimento para esta parte alta da cidade.
Na oportunidade, o gerente regional da Embasa, Francisco Andrade, detalhou aos vereadores as informações relacionadas à implantação, no ano passado, de um novo equipamento de bombeamento e uma nova rede distribuidora principal para garantir uma maior oferta de água para atender estes bairros. “Todos estes investimentos vêm sendo aplicados para garantir uma oferta regular de água para toda a sede municipal, com uma atenção maior para os imóveis que foram construídos ao longo dos últimos anos na parte mais alta da cidade, além de estender a rede distribuidora para novas localidades da zona rural, a exemplo da obra no distrito do Sítio do Rio Grande”, explicou.