em

Embasa apresenta ação de combate a furtos de água durante Semana da Água em Barreiras

Durante mesa redonda de abertura da Semana da Água, nesta quarta-feira (21), a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) reforçou as ações de combate a perdas em Barreiras, no oeste baiano. Dentre as principais irregularidades identificadas estão os furtos de água com as ligações clandestinas, by pass (desvio do ramal) e violações do ramal […]

Embasa apresenta ação de combate a furtos de água durante Semana da Água em Barreiras
Foto: Divulgação/Embasa

Durante mesa redonda de abertura da Semana da Água, nesta quarta-feira (21), a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) reforçou as ações de combate a perdas em Barreiras, no oeste baiano. Dentre as principais irregularidades identificadas estão os furtos de água com as ligações clandestinas, by pass (desvio do ramal) e violações do ramal que prejudicam o sistema de abastecimento.

Durante a apresentação na mesa redonda do evento, no auditório da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), o gerente operacional da Embasa, Marcos Rogério Moreira, garantiu os esforços para que sejam reduzidos os índices de perdas. “Nos últimos cinco anos, a empresa avançou na setorização da cidade, que hoje é dividida em áreas que são monitoradas por macromedidores. Neste modelo, é possível identificar em quais áreas a perda é maior e montar uma estratégia coordenada para reduzir as perdas”, explica.

A empresa conta atualmente com equipes fixas que verificam em campo as fraudes na rede de água. “Quem pratica este tipo de irregularidade, não se preocupa com o uso racional e desperdiça água porque não há registro de consumo real com o hidrômetro e a cobrança pelo serviço”, explica Moreira. A prática de furto de água é qualificada crime contra o patrimônio, de acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cujo parágrafo 3º, ao tratar de furtos, equipara “à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico”. A pena prevista na lei é reclusão de um a quatro anos e multa.

Embasa apresenta ação de combate a furtos de água durante Semana da Água em Barreiras
Foto: Divulgação/Embasa

Programação – No Dia Mundial da Água, quinta-feira (22), a área social da Embasa lança o Projeto de Combate a Perdas na Escola Municipal Santa Luzia, que vai contar com a formação de agentes de combate a perdas mirins. Na sexta-feira (23), os técnicos da Embasa entram em ação juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur) e o 4º Bec, que farão uma blitz educativa no bairro Santa Luzia para sensibilizar os moradores para a importância da destinação correta de esgoto doméstica.

Com o tema “Soluções naturais para a água – desafios atuais na gestão de recursos hídricos”, a Semana da Água é realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), Embasa, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa).

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

PF deflagra operação contra comércio ilegal de créditos tributários

Vigília Pascal

Padre Fabrício Farias explica a Semana Santa