em

Embasa realiza primeira visita técnica na estação de tratamento esgoto de Barreiras de 2019

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) realizou na última quarta-feira (15) a primeira visita técnica à estação de tratamento de esgoto de Barreiras. Os acadêmicos do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) visitaram a estrutura responsável pelo tratamento de todo o efluente coletado da cidade […]

15.01.19 - Visita estação de tratamento da Embasa em Barreiras. Foto: Divulgação
15.01.19 - Visita estação de tratamento da Embasa em Barreiras. Foto: Divulgação
15.01.19 – Visita estação de tratamento da Embasa em Barreiras. Foto: Divulgação

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) realizou na última quarta-feira (15) a primeira visita técnica à estação de tratamento de esgoto de Barreiras. Os acadêmicos do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) visitaram a estrutura responsável pelo tratamento de todo o efluente coletado da cidade e que retorna com qualidade sem causar prejuízos ao meio ambiente. Na oportunidade, o engenheiro sanitarista da empresa, Anco Márcio Costa, e a assistente social, Geisa Mendes, explicaram o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário operado pela Embasa, que atingiu no início deste ano a cobertura de 71,73% da sede municipal de Barreiras, beneficiando 39.137 mil imóveis.

Responsável pela solicitação da visita, a professora adjunta da UFOB, Maiara Macedo, acredita que esta é uma oportunidade para que os universitários possam conhecer, presencialmente, como funciona um sistema de esgotamento sanitário, desde a coleta até o tratamento, passando pelas estações de bombeamento, chamadas de elevatórias. “Agrademos a parceria da Embasa para reforçar aos nossos estudantes essa vivência para entender sobre o funcionamento de todo este sistema e quais as regras da legislação que devem ser atendidas, principalmente dos índices de qualidade de tratamento”, explica.

O engenheiro da Embasa, Anco Márcio, explicou sobre a capacidade da estação, que pode vir a tratar 266 litros/segundo de esgoto antes de voltar o rio Grande dentro dos padrões de lançamento de efluentes determinados pela legislação ambiental. “Embora eles possam estudar na teoria, é muito importante que os estudantes do curso de Engenharia possam visitar uma estação tão moderna quanto a que temos em Barreiras e que vem atendendo com níveis de qualidade de tratamento até acima do que é exigido pela legislação”, explica. Localizada na BR- 135, na saída para o Piauí, a estação integra um investimento de cerca de R$ 113,3 milhões, do Governo do Estado, por meio da Embasa, que modernizou e ampliou o sistema de esgotamento sanitário de Barreiras, e mais R$ 13,9 milhões para atender diretamente 15 mil domicílios.

15.01.19 - Visita estação de tratamento da Embasa em Barreiras. Foto: Divulgação
15.01.19 – Visita estação de tratamento da Embasa em Barreiras. Foto: Divulgação
Estação de tratamento de esgoto Barreiras
Estação de tratamento de esgoto Barreiras. Foto: Divulgação

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Cabrera, Wagner e Ludmilla. Foto: Divulgação

Com produção musical de Cabrera, Ludmilla grava projeto inédito focado na carreira internacional

Áries

Signo de Áries – previsão do horóscopo para esta semana