em ,

Embasa apresenta balanço de investimentos e melhorias operacionais nos sistemas de água e esgoto de Barreiras

Os representantes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) apresentaram, durante reunião realizada na última terça-feira (9), o balanço de investimentos dos últimos oito anos para os vereadores de Barreiras. A área técnica reforçou o aporte total de R$ 138,5 milhões em recursos destinados aos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Ao […]

Reunião entre Embasa e vereadores de Barreiras. Foto: Divulgação/Embasa
Reunião entre Embasa e vereadores de Barreiras. Foto: Divulgação/Embasa
Reunião entre Embasa e vereadores de Barreiras. Foto: Divulgação/Embasa

Os representantes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) apresentaram, durante reunião realizada na última terça-feira (9), o balanço de investimentos dos últimos oito anos para os vereadores de Barreiras. A área técnica reforçou o aporte total de R$ 138,5 milhões em recursos destinados aos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Ao longo deste período, a empresa garantiu a ampliação gradual da rede de esgoto, de 8% para os atuais 70%, atendendo cerca de 35,5 mil imóveis com a coleta e tratamento do efluente.

Em relação ao sistema de abastecimento, nos últimos oito anos, foram executadas obras para melhorias do sistema de abastecimento como a ampliação da estação de tratamento, instalação de válvulas redutoras e expansão de rede para a zona rural do município como o Cinturão Verde, Mocambo, São José do CTI, dentre outras. Ainda este ano cerca de 3,3 mil moradores das localidades da zona rural de Barreiras – Barrocão de Cima e de Baixo, Gameleira, Bebedouro e Passagem Funda – passarão a contar com água canalizada e tratada em seus imóveis.

Reunião entre Embasa e vereadores de Barreiras. Foto: Divulgação/Embasa
Reunião entre Embasa e vereadores de Barreiras. Foto: Divulgação/Embasa

O gerente regional da Embasa, Francisco Andrade, reforçou que todos estes investimentos foram liberados pela empresa mediante a assinatura de um contrato de programa, assinado no final de 2012, com a Embasa, e do Convênio de Cooperação Técnica com o Governo do Estado. “Desde a assinatura deste contrato, nunca se investiu tanto em saneamento básico no município, que vem recebendo toda a atenção por parte do Governo e da Embasa, seja em custeio para a operação dos sistemas, e de investimentos, para constantes melhorias e universalização dos serviços de água e esgoto”, reforça.

Ao intermediarem as demandas da população, relacionadas ao serviço prestado pela empresa, o gerente da Embasa garantiu a importância da parceria com a Prefeitura e com a Câmara de Vereadores nos sentido de garantir a constante melhoria dos serviços de água e esgotamento sanitário. “Estes encontros com os vereadores e com o poder público municipal são fundamentais para aperfeiçoar o serviço que vem sendo prestado para a população”, afirma.

Da Folha Geral, em Barreiras*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

cerca financeira

Cerca Financeira no marketing musical

Aula inaugural curso Pronatec em Luís Eduardo Magalhães - BA. Foto: Divulgação

Abapa promove aula inaugural dos cursos do Pronatec em Luís Eduardo Magalhães