em

Iniciada a colheita da safra 2017/2018 de algodão na Bahia

Com a colheita de 250 hectares, na fazenda Sudotex, localizada na região do Rosário, em Correntina, foi iniciada a colheita de algodão da safra 2017/2018 na Bahia. A estimativa é que sejam colhidos 481 mil toneladas de algodão em uma área total de 263.692 mil hectares plantados em toda a Bahia. O que representou, segundo […]

Iniciada a colheita de algodão na Bahia
Foto: Divulgação/Abapa

Com a colheita de 250 hectares, na fazenda Sudotex, localizada na região do Rosário, em Correntina, foi iniciada a colheita de algodão da safra 2017/2018 na Bahia. A estimativa é que sejam colhidos 481 mil toneladas de algodão em uma área total de 263.692 mil hectares plantados em toda a Bahia. O que representou, segundo a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), um incremento de área de 33,56% em relação à safra passada. Por causa das chuvas regulares e do trabalho consistente desenvolvido em campo por meio do programa fitossanitário da Abapa, a produtividade média das lavouras é considerada recorde pela segunda safra consecutiva, com 290 a 300 arrobas/hectare e 42% de rendimento da pluma. A região oeste planta 96% da produção de algodão da Bahia, que é o segundo maior produtor da fibra no Brasil, atrás somente do Mato Grosso.

“Esta é a segunda melhor safra de algodão dos últimos setes anos na Bahia”, avalia o presidente da entidade, Júlio Cézar Busato. “O interesse por plantar o algodão deverá ser mantido na próxima safra 2018/2019, e a expectativa é que gradualmente no prazo das três próximas safras, possamos retornar à capacidade instalada na região, que era de 400 mil hectares, antes da crise de chuvas e de pragas que reduziram a produtividade gerando uma descapitalização e o aumento no endividamento dos produtores. Felizmente, pelo segundo ano consecutivo , há o encontro entre produção e do preço, e a oportunidade de reduzirmos nosso endividamento, voltando a crescer, trazendo de volta para a região os empregos e a renda momentaneamente perdidos”, afirma. A pluma baiana deve abastecer principalmente a indústria têxtil brasileira, sendo o restante dela, cerca de 40%, destinada para o mercado externo para os países asiáticos.

Conteúdo Abapa

Conteúdo fornecido pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão - ABAPA

Você sabe por que os ingleses dirigem do lado esquerdo?

Você sabe por que os ingleses dirigem do lado esquerdo?

Ana Eliza Bussolo

Tchau, SBT? Atriz Ana Eliza Bussolo negocia com a RecordTV