em

Com shows nacionais, Prefeitura anuncia Festa de Aniversário da Feira da Agricultura Familiar de Correntina

Nos dias 18 e 19 de julho, a Prefeitura de Correntina realizará uma grande festa para comemorar o primeiro Aniversário da Feira de Agricultura Familiar da cidade. Entre as atrações confirmadas estão a dupla sertaneja Gino e Geno, o forrozeiro Adelmario Coelho e o jovem talento do forró pé de serra da Bahia, Matheus Boa […]

Festa de Aniversário da Feira da Agricultura Familiar de Correntina. Foto: Divulgação
Festa de Aniversário da Feira da Agricultura Familiar de Correntina. Foto: Divulgação

Nos dias 18 e 19 de julho, a Prefeitura de Correntina realizará uma grande festa para comemorar o primeiro Aniversário da Feira de Agricultura Familiar da cidade. Entre as atrações confirmadas estão a dupla sertaneja Gino e Geno, o forrozeiro Adelmario Coelho e o jovem talento do forró pé de serra da Bahia, Matheus Boa Sorte.

Além dos shows e apresentação de quadrilhas, a programação conta com cursos e palestras destinados aos produtores rurais. O foco da Prefeitura, organizadora do evento, consiste em demonstrar a importância que a agricultura familiar tem não somente para o fortalecimento da economia local, mas para a melhoria da qualidade de vida de toda população.

O prefeito Nilson José Rodrigues, filho de produtores rurais da comunidade de Barra das Lages, sabe muito bem como é a vida do produtor rural e tem desenvolvido projetos para proporcionar uma vida melhor no campo. “A Feira representa mais renda para as famílias, mais qualidade de vida para o produtor rural e um momento de lazer e diversão para todos que fazem dela, um ponto de encontro entre amigos. Por isso nossa alegria ao completar esse primeiro aniversário da feira”, afirmou o gestor.

Com sucessos como “Ela Chorou de Amor” e “Coração Cigano”, a dupla Gino e Geno fará a abertura da festa, no dia 18 de julho, às 21h. Já no segundo dia, será a vez do forró de Adelmario Coelho animar o público com sucessos dos mais de 20 anos de carreira do músico. Na mesma noite, o Matuto Poeta, Matheus Boa Sorte, subirá ao palco como o arrasta pé do Bando Matuto.

Com shows nacionais, Prefeitura anuncia Festa de Aniversário da Feira da Agricultura Familiar de Correntina
Festa de Aniversário da Feira da Agricultura Familiar de Correntina. Foto: Divulgação

Sobre a Feira

Aberta sempre às quartas-feiras, no finalzinho da tarde, a feirinha reúne mais de 300 produtores rurais de várias comunidades e um público semanal de 2 mil pessoas na praça do antigo Mercado Velho. Nas barracas é possível encontrar de tudo um pouco, biscoitos, doces, farinha, frutas, verduras e muita comida com gostinho da roça.

A feirinha, como é conhecida na cidade, foi criada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, em 12 de julho de 2017. No início, o Poder Público assumiu as despesas com o transporte dos produtores e toda estrutura da feira. Não demorou muito e o projeto ganhou corpo e os próprios feirantes passaram a arcar com os custos para o funcionamento da feira.

Para o produtor rural Antônio da Hora, da comunidade rural de Itapicuru, foi com a feira que ele conseguiu aumentar a renda familiar. “A feira é boa demais, tenho maior satisfação em sair de casa todas as quartas-feiras para vender meus produtos”, declarou entre um cliente e outro. “A broa é cinco, a peta é dois e três reais. vem para barraca de Antônio da Hora, toda quarta-feira, meu povo”, entoou para chamar a atenção das pessoas que passavam pela feira.

Cliente assídua da feira, a professora Maria Gorete lembra que comprar produtos agricultura familiar é uma garantia de alimentos sem agrotóxicos e de ótima qualidade. “Isso é um incentivo muito importante para os agricultores produzirem mais porque sabem tem onde vender. A gente também tem a certeza de levar alimentos para casa sem agrotóxicos e produzidos no próprio munícipio. isso é uma maravilha”, disse.

Central de Abastecimento

Para ampliar o programa de fortalecimento da agricultura familiar no município, será realizada a inauguração da Central de Abastecimento da Agricultura Familiar, ponto de comercialização gerido pela Central de Associações de Agricultores Familiares de Correntina (CAAF). A entidade sem fins lucrativos fará toda gestão comercial, com emissão de notas fiscais e venda dos produtos para supermercados, restaurantes, grandes fazendas e outros estabelecimentos comerciais do município.

De início, o fornecimento será feito por 20 associações rurais já existentes e cadastradas pela CAAF. Na lista de itens que serão comercializados, no atacado, estão rapadura, doces, verduras, biscoitos, farinhas, frango caipira, ovos, feijão e outros itens. A Central de Associações prestará assistência técnica e dará todo suporte aos agricultores para melhorar a qualidade e ampliar a produção.

De acordo com o presidente da Central de Associações de Agricultores Familiares de Correntina, Hannes Tavares de Moura, a nova organização representa um avanço no comércio de produtos da agricultura familiar no município. “O agricultor terá toda segurança para vender e receber a produção que fizer. Isso vai gerar mais renda no campo e melhorar a vida do povo que vive da agricultura familiar. É um avanço para o município e estou muito confiante no sucesso desse projeto”, afirmou.

Com shows nacionais, Prefeitura anuncia Festa de Aniversário da Feira da Agricultura Familiar de Correntina
Foto: Divulgação

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

QUARTA-FEIRA, DIA 18 DE JULHO
16h – Feira da Agricultura Familiar
18h – Apresentação da Quadrilha Embalar do Corrente
20h – Abertura oficial da Festa de Comemoração
– Assinatura de Ordem de Serviço
21h – Show com Gino e Geno

QUINTA-FEIRA, DIA 19 DE JULHO
(Minicursos)
8h30 – Programa Bahia Produtiva – SDR/CAR
9h30 – Acesso ao Mercado Institucional da Agricultura Familiar – SEBRAE
13h30 – Projeto Cerrado – SEMA
14h – Inserção da Cachaça Artesanal no Mercado – SEBRAE
16h – Fruticultura irrigada – ADAB

(Programação da feira)
16h10 – Feira da Agricultura Familiar
16h30 – Linha de crédito – Banco do Nordeste
18h – Apresentação da Quadrilha Gonzagão
20h – Show com Matheus Boa Sorte e Bando Matuto
21h – Show com Adelmario Coelho

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Em Brasília, governo baiano discute obras da Fiol e do Porto Sul

Em Brasília, governo baiano discute obras da Fiol e do Porto Sul

Multa por excesso de velocidade

Multa por excesso de velocidade