em ,

Procon vai combater abuso da cobrança no preço de pizza com sabores diferenciados

O valor cobrado por uma pizza com sabores diferenciados, tendo como base a mais cara, será combatido pelo Procon de Feira de Santana. Portaria que aborda o assunto foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do Município, atendendo a determinação do prefeito Colbert Martins Filho. A autarquia da Prefeitura de Feira de Santana tem como objetivo […]

Ilustração. Foto: Andreas Riedelmeier/Pixabay

O valor cobrado por uma pizza com sabores diferenciados, tendo como base a mais cara, será combatido pelo Procon de Feira de Santana. Portaria que aborda o assunto foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do Município, atendendo a determinação do prefeito Colbert Martins Filho.

A autarquia da Prefeitura de Feira de Santana tem como objetivo proibir a fixação do preço do produto tendo como base o do sabor mais caro, prática de muitos estabelecimentos. O valor a ser cobrado deverá ser proporcional à fração dos sabores solicitados.

O Procon considera pratica corriqueira na qual fornecedores cobram ao consumidor valor correspondente a pizza mais onerosa, quando esta solicitada na modalidade de combinação de sabores diversos, expediente fere o Código de Defesa do Consumidor, vez que o consumidor consome proporcional parte do produto e é cobrado por sua integralidade.

Os olhos do Procon serão os consumidores que se sentirem prejudicados. A autarquia os orienta que ao presenciarem o descumprimento da portaria, obtenham provas (documentos, fotografias, filmagens, testemunhas) e procurem o órgão.

Esta informação deverá constar nos cardápios dos estabelecimentos. O não atendimento resultará em responsabilização penal do infrator por crime de desobediência, na forma do artigo 330 do Código Penal.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Hospital da Mulher

Hospital da Mulher recebe prêmio nacional por destaque na promoção da saúde feminina

Jair Bolsonaro

Criação do 13º para o Bolsa Família marca 100 dias de governo