em

V Festival Internacional da Sanfona traz programação para todos os gostos

Os amantes do universo da sanfona e de uma boa programação musical e cultural já podem se preparar para prestigiar a V edição do Festival Internacional da Sanfona que acontece entre os dias 14 e 17 denovembro, na cidade de Juazeiro – BA, com uma programação que promete agitar o cenário cultural de todo o […]

Festival Internacional da Sanfona. Foto: Ivan Cruz (Jacaré)
Quinteto Sanfônico do Brasil
Quinteto Sanfônico do Brasil. Foto: Ivan Cruz (Jacaré)

Os amantes do universo da sanfona e de uma boa programação musical e cultural já podem se preparar para prestigiar a V edição do Festival Internacional da Sanfona que acontece entre os dias 14 e 17 denovembro, na cidade de Juazeiro – BA, com uma programação que promete agitar o cenário cultural de todo o Vale do São Francisco.

Exposição temática, Workshops internacionais e nacionais, Oficina de sanfona, Jam Sanfona Sessions e Shows Musicais com artistas consagrados mundialmente integram a extensa programação, que promete agradar a todos os gostos. Com o tema “A Alegria da Sanfona Está de Volta!”, a 5ª edição do evento traz grandes instrumentistas oriundos de várias regiões do país e do exterior para se revezarem nos palcos durante os dias de Festival e mostrarem a universalidade e a riqueza de ritmos e estilos musicais da sanfona.

Fagner e Targino. Foto: Ivan Cruz (Jacaré)

Entre as atrações Internacionais confirmadas para esta edição estão: Simone Zanchini (Italia) – considerado atualmente um dos acordeonista mais interessantes e inovadores na cena internacional, por atribuir ao instrumento uma roupagem incomum e pessoal, realçando e ampliando o timbre e as possibilidades expressivas do mesmo; e Jason O’Rourke (Irlanda do Norte) – Jason toca concertina há 30 anos, já gravou 6 albuns, sendo 2 projetos solos. Um dos projetos solos bastante aclamado pela crítica reflete o estilo particular de tocar concertina que Jason desenvolveu, que se baseia no estilo rítmico da música tradicional no Norte da Irlanda, e particularmente em Belfast, onde ele mora.

Entre os artistas nacionais convidados, que já confirmaram presença e prometem que o fole da sanfona vai garantir a musicalidade e diversidade de ritmos, estão: Chico Chagas (AC), Daniel Itabaiana (BA), Edglei Miguel (PE), Junior Ferreira (BA/DF), Maryanne Francescon (PR), Mestrinho (SE), Quinteto Sanfônico do Brasil (BA), Silas França (BA), Targino Gondim (BA) , entre outros.

O curador do festival, Targino Gondim, destaca que, a cada edição, a equipe que faz o festival busca diversificar a programação do evento e assim levar ao público as sanfonas de todas as regiões brasileiras e do mundo. “Quem acompanha o festival pode perceber que, a cada edição, procuramos trazer instrumentistas de nacionalidades e estilos diferentes, bem como representantes de variadas regiões do Brasil, alguns já consagrados e outros que precisam ser apresentados ao mundo. Além, é claro, da programação formativa que vem para educar, discutir, mostrar as inovações e fomentar o universo do instrumento”, destaca Targino Gondim.

Festival Internacional da Sanfona. Foto: Ivan Cruz (Jacaré)

Celso de Carvalho diretor geral do Festival acrescenta que toda a programação é gratuita, “os shows são imperdíveis, assim como toda programação do evento”. Lembramos que as entradas para os shows, que são gratuitos, devem ser retiradas no Centro de Cultura João Gilberto, 1 hora antes do início, ou , às 19h. A distribuição será por ordem de chegada e 5% das vagas do teatro serão destinadas às pessoas com deficiência, idosos, gestantes e crianças de colo”, acrescenta Celso de Carvalho.

A abertura solene do festival acontece com a realização de uma Jam Session com participação de Targino Gondim, Quinteto Sanfônico do Brasil, Chico Chagas e Mahatma Costa, entre outros, no dia 14, a partir das 17 horas, no Foyer do Centro de Cultura João Gilberto.

O Festival Internacional da Sanfona é uma realização da Conspiradoria Projetos e Produções e Toca Pra Nós Dois Produções e Eventos Ltda, conta com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia via Fundo de Cultura, através do Edital de Eventos Calendarizados 2016, e apoio institucional da Convocatória Ocupe Seu Espaço, ambos da Secretaria de Cultura da Bahia.

PROGRAMAÇÃO – 14 á 17/11

ABERTURA OFICIAL – Quarta (14/11), 19h.
Jan Session com Targino Gondim, Quinteto Sanfônico do Brasil, Chico Chagas e Mahatma Costa Foyer do Centro de Cultura João Gilberto

OFICINA MUSICAL – Quinta (15/11) a Sexta (16/11), 9h às 13h.
Oficina de sanfona 120 baixos, com EDGLEI MIGUEL, professor da A SANFONADA de Campina Grande-PB.
Sala Multiuso do Centro de Cultura João Gilberto

WORKSHOPS

>>Quinta (15/11), 15h.
Simone Zanchini (Master Class) Sala Multiuso do Centro de Cultura João Gilberto

>>Sexta (16/11), 15h.
Jason O’Rourke (A concertina tradicional irlandesa) Sala Multiuso do Centro de Cultura João Gilberto

>>Sábado (17/11), 15h.
Chico Chagas (A história do acordeom e seus sotaques)
Sala Multiuso do Centro de Cultura João Gilberto

JAM SANFONA SESSIONS – Quarta (14/11) a Sexta (16/11), a partir das 17h.
Programa especial em 16/11, com o Show “Casa de Ferreira”, de Junior Ferreira (DF) Foyer do Centro de Cultura João Gilberto

SHOWS – A partir das 20h, Arena do Centro de Cultura João Gilberto

Quinta-Feira(15/11)
Edglei Miguel (PB)
Mahatma Costa (PE)
Simone Zanchini (Itália)
Daniel Itabaiana (BA)

Sexta – Feira – Feira(16/11)
Silas França (BA)
Chico Chagas (AC)
Participação especial de Junior Ferreira (DF)
Jason O’Rourke (Irlanda do Norte)

Sábado(17/11)
Targino Gondim (BA)
Quinteto Sanfônico do Brasil
Maryanne Francescon (PR)
Chico Chagas (AC)
Mestrinho (SE)

Mais informações:
www.festivaldasanfona.com.br
Facebook: Festival Internacional da Sanfona
Instagran: @festivaldasanfona

Serviço
V Festival Internacional da Sanfona
Quando: 14 á 17/11 (quarta- feira á sábado)
Centro de Cultura João Gilberto
Endereço: Santo Antonio, Juazeiro – BA, 48903-050
Telefone: (74) 3611-4322
Aberto ao público

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Bella Falconi fala sobre a “Dieta da Felicidade”

Prefeitos de Bom Jesus da Lapa e Serra do Ramalho têm bens bloqueados por fraude de R$ 12 mi à Educação