em

Estudantes da capital e do interior apresentam tecnologias sociais em mostra científica em Salvador

Esta semana tem sido de muitos aprendizados e descobertas para estudantes e professores da rede estadual, da capital e do interior, que estão participando de uma intensa capacitação em Práticas Educativas Inovadoras de Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (STEM), no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador. A atividade, que começou na segunda-feira (13), será encerrada nesta […]

Helicóptero caseiro mapeamento de áreas degradadas
Helicóptero caseiro mapeamento de áreas degradadas. Foto: Claudionor Jr e Josenildo Almeida

Esta semana tem sido de muitos aprendizados e descobertas para estudantes e professores da rede estadual, da capital e do interior, que estão participando de uma intensa capacitação em Práticas Educativas Inovadoras de Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (STEM), no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador. A atividade, que começou na segunda-feira (13), será encerrada nesta quinta-feira (16), com uma mostra de projetos de iniciação científica, por meio dos quais os estudantes irão apresentar o resultado de pesquisas desenvolvidas em sala de aula, no âmbito do projeto Ciência na Escola. Muitos destes projetos envolvem tecnologias sociais, de baixo custo e que estão fazendo a diferença na vida das comunidades onde os estudantes vivem.

Ao todo 68 estudantes, de 35 escolas estaduais, irão expor 17 projetos de iniciação científica. Dentre eles, está o ‘Helicóptero Caseiro’. O equipamento foi feito a partir de uma placa de alumínio e voa impulsionado por um motor elétrico. Com uma câmara acoplada em wi-fi, o helicóptero faz um mapeamento de áreas degradadas na região do Sobradinho. Este projeto é um desdobramento do lançador de sementes, feito à base de garrafa pet, que também foi desenvolvido por estudantes da Escola Estadual Maria José Lima Silveira, em Sobradinho. Com o Helicóptero caseiro, os estudantes estão mensurando se houve recuperação de áreas onde o lançador de semente foi utilizado, além de verificar quais intervenções podem ser feitas para reduzir os impactos ambientais.

Projeto Ciência na Escola no IAT com Secretário Walter Pinheiro
Projeto Ciência na Escola no IAT com Secretário Walter Pinheiro. Foto: Claudionor Jr e Josenildo Almeida

Como parte da programação da semana voltada à Educação Científica, nesta quinta-feira (15), os estudantes e professores participaram da maratona tecnológica “Hackathon Educacional”. A iniciativa, promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do projeto e-Nova Educação, permite que os participantes desenvolvam, de forma conjunta, ações pedagógicas utilizando os Chromebooks que estão sendo disponibilizados para as escolas a partir do projeto e-Nova Educação, desenvolvido em parceria com o Google.

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, esteve no evento e falou sobre a ação. “Esta é uma experiência concreta do que é efetivamente a nova escola e aqui, por exemplo, a gente pode perceber o entusiasmo destes estudantes, desenvolvendo projetos inovadores e de cunho social, para serem aplicados nas comunidades onde moram. São diversas escolas, de diferentes regiões, com diferentes frentes de trabalho. Então, portanto, o que estamos fazendo aqui desta maneira é o que está acontecendo hoje nas escolas no dia a dia”, destacou.

Todas estas atividades que estão acontecendo durante a semana no IAT, são desdobramentos do edital submetido e selecionado pela TechCamp 2018, pela coordenadora do Programa Ciência na Escola (PCE), da Secretaria da Educação do Estado, Shirley Costa, e o professor de História, Delmaci Ribeiro de Jesus, que leciona no Colégio Estadual Maria Isabel de Melo Góes, localizado em Catu (91 km de Salvador). O STEM TechCamp Brasil é promovido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, com o objetivo de estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das Secretarias Estaduais de Educação e professores líderes de ações escolares em STEM, com potencial para implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa nas redes públicas de Educação Básica de todo o Brasil.

A partir de agora, espera-se que sejam implantadas novas ações voltadas à aprendizagem ativa de STEM nas escolas estaduais, bem como a organização e a realização de feiras regionais nos Núcleos Territórios de Educação (NTE), buscando inovar os ambientes de aprendizagem.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Espetáculo A Última Virgem

Devorando A Última Virgem – um jantar em processo com o diretor teatral Celso Jr.

“Quem Pegou, Pegou” - Primeiro vídeo do novo DVD de Henrique e Juliano 'Menos é Mais'

“Quem Pegou, Pegou” – Primeiro vídeo do novo DVD de Henrique e Juliano ‘Menos é Mais’