em

Governo da Bahia distribui 1 milhão de preservativos e disponibiliza internet gratuita em Salvador

Uma ação inédita promovida pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) vai facilitar que o folião encontre aquele contatinho durante o carnaval. Quem retirar preservativos nos locais de distribuição poderá ter acesso a uma rede sem fio de alta velocidade. Instalados na Avenida Centenário, na Barra, e na Avenida Adhemar de Barros, em […]

Governo da Bahia distribui 1 milhão de preservativos
Distribuição de preservativos. Foto: Divulgação/Sesab

Uma ação inédita promovida pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) vai facilitar que o folião encontre aquele contatinho durante o carnaval. Quem retirar preservativos nos locais de distribuição poderá ter acesso a uma rede sem fio de alta velocidade. Instalados na Avenida Centenário, na Barra, e na Avenida Adhemar de Barros, em Ondina, os postos fixos disponibilizarão internet sem fio de alta velocidade. Além destes pontos, haverá promotores nas ruas e avenidas dos circuitos, que utilizarão uma mochila que compartilha Wi-fi gratuitamente

Com velocidade cerca de 10x maior que a atual rede 4G, a mochila compartilha a conexão com até 300 usuários, com um alcance de 50 metros de raio. Os usuários acessam a rede, fornecem seus dados básicos e já estão usufruindo da internet de alta velocidade. Cada mochila tem autonomia de 5 horas e pode ser recarregada na rede elétrica.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de IST/Aids, Maria Aparecida Figueiredo, testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais serão realizados nos dois postos instalados na Barra e em Ondina. “Além dos testes, faremos aconselhamento e encaminhamento para tratamento no caso de testes positivos”, afirma. A equipe que atuará nessa ação é formada por assistente social, enfermeiras, farmacêuticos, psicólogos, médicos, biomédicos, sanitaristas, motoristas e assistente administrativo, totalizando 60 profissionais. O funcionamento dos postos será até o último dia de carnaval, iniciando sempre às 16 horas.

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, destaca que mesmo com o avanço no tratamento da Aids, é necessário que todos fiquem atentos para a prevenção e façam exames regularmente para evitar a transmissão para seus parceiros. “Acreditamos que essa é uma ação fundamental no carnaval para chamar a atenção de todos para que tenham relações de forma segura”, afirma Vilas-Boas.

Governo da Bahia distribui 1 milhão de preservativos
Distribuição de preservativos. Foto: Divulgação/Sesab

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Voluntariado e Engajamento social

Novo Hospital de Correntina é inaugurado

Novo Hospital de Correntina é inaugurado