em ,

Olodum celebra 40 anos de Samba Reggae e Cidadania

Aniversário do bloco terá desfile cívico, show e lançamento do tema de 2020

Olodum Ensaio Técnico
Foto: Divulgação

O Olodum tem o que celebrar. Dia 25, quinta-feira, o bloco comemora seus 40 anos. Para celebrar esta data, depois de um verão e Carnaval repleto de homenagens, o grupo comemora na data, neste domingo e na próxima segunda.

O dia do aniversário em si, dia 25, o Olodum apresenta as campanhas Paz Absoluta e 28 Anos da Casa do Olodum. Ás 14 horas haverá um desfile cívico da banda e escola Olodum pelas ruas do Pelourinho, culminando com a projeção de áudio visual da nova TV Olodum e coquetel de encerramento.

No domingo, dia 28, a partir das 14 horas, o show Festa de Aniversário “Olodum 40 Anos & Convidados”, na Praça Tereza Batista, Pelourinho. Para o evento, foram convidados Jau, ex-integrante da banda e o Adão Negro. O show também marca o lançamento do tema de 2020 do Bloco.

Na segunda-feira, dia 29, às 10 horas, haverá uma colocação da Placa de Homenagem aos Coordenadores e Professores da Escola Olodum. Na ocasião, no CDMO – Centro de Documentação Digital e Memória Olodum – Rua das Laranjeiras, 24, térreo – Pelourinho estará presente o Ministro das Relações Exteriores da Alemanha.

História – O grupo surgiu de uma brincadeira carnavalesca em 25 de abril de 1979 entre os amigos Carlos Alberto Conceição, Geraldo Miranda, José Luiz Souza Máximo, José Carlos Conceição, Antônio Jorge Souza Almeida, Edson Santos da Cruz e Francisco Carlos Souza Almeida. O que era para ser uma opção de lazer momentânea para os moradores do Maciel-Pelourinho ganhou todo o mundo.

A palavra Olodum é de origem Yorubana, idioma falado pelos Yorubás vindos da Nigéria e do Benin para a Bahia em séculos passados. A palavra completa é Olodumaré – o Deus criador, o Senhor do universo e representa no Candomblé um princípio vital, a Suprema Ordem Fundamental – SOF.

O grupo ganhou sonoridades diferentes, transformou a musicalidade africana calcada na percussão e originou novos ritmos, como o Ijexá, Samba, Alujá, Reggae, Forró e se transformou numa expressão viva do samba-reggae, ritmo idealizado por Neguinho do Samba. Daí em diante, o que era apenas um sonho, virou realidade. O Olodum conquistou o mercado musical e se transformou numa das bandas percussivas de maior sucesso no Brasil e até internacionalmente.

Cores – As cores que representam a banda também não foram escolhidas ao acaso. Todas juntas formam a base do Pan-Africanismo, Rastafarianismo e do Movimento Reggae. São as cores internacionais da diáspora africana e constituem uma identidade internacional contra o racismo e a favor dos povos descendentes da África. O verde, as florestas equatoriais da África. O vermelho, o sangue da raça negra. O amarelo, o ouro da África (maior produtor mundial). O preto, o orgulho da raça negra. O branco, a paz mundial.

Internacional – A banda já percorreu países como França, Estados Unidos, Bélgica, Holanda, Alemanha, Itália, Suíça, Escócia, Noruega, Dinamarca, Inglaterra, Argentina, Espanha, Eslovênia, Canadá, Japão, Chile, Escócia, Cuba, Angola, Suécia, Senegal, Benin, Portugal, Irlanda, Irlanda do Norte, Turquia, Israel, Finlândia, México, Venezuela, Austrália, Guiana Francesa, Martinica, Coréia, Senegal, Guiana, Ilha da Reunião, Países de Gales, Uruguai, África do Sul e china para completar 40 países.

Já encantou artistas como Michael Jackson, Linton Kesey Johnson, Paul Simon, Julian Marley, Alpha Blondy, Ziggy Marley, The Platters, Gal Costa, Caetano Veloso, Xuxa, Ivete, Cidade Negra, Caetano, Gil, Tim Maia, Jorge Ben, Elba Ramalho, Daniela Mercury e Carlinhos Brown. Conquistou títulos como de Torcida Oficial da Copa do Mundo e os percussionistas já estiveram em duas aberturas de jogos mundiais.

SERVIÇO

Olodum celebra 40 anos
ATRAÇÕES: Banda Olodum e convidados
LOCAL: Praça Tereza Batista
ENDEREÇO: Rua Gregório de Matos, 6 – Pelourinho
Censura 10 anos
QUANDO: Dia 28 de abril(domingo)
HORÁRIO: 14 às 18hs
Vendas no Local
VALOR: R$ 50,00 (meia promocional)
INFORMAÇÕES: (71) 3321-5010/4154

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

irrigação, máquinas, imagem_release_1683449

Área irrigada no Brasil cresce 3,45%

terra, globalização, earth-3866609_1280

TIC Cultura 2018 mostra diferenças regionais no uso de Internet por instituições culturais