em ,

87% dos soteropolitanos deixaram de beber e dirigir para usar aplicativos de transporte

Salvador, 23 de maio de 2019 – Pesquisa do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), realizada pelo Datafolha com o apoio da Uber, mostrou que 87% da população da região metropolitana de Salvador que consome bebida alcoólica passou a usar apps de mobilidade ao invés de dirigir. Isso representa um número ainda maior que a […]

Ilustração. Foto: Pixabay

Salvador, 23 de maio de 2019 – Pesquisa do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), realizada pelo Datafolha com o apoio da Uber, mostrou que 87% da população da região metropolitana de Salvador que consome bebida alcoólica passou a usar apps de mobilidade ao invés de dirigir. Isso representa um número ainda maior que a média nacional de 68%, também identificada pelo levantamento. O objetivo da pesquisa é chamar atenção para a campanha do Maio Amarelo – iniciativa global que busca a sensibilização em relação à segurança no trânsito e redução de acidentes.

Na região metropolitana de Salvador, o número de acidentes fatais caiu em 54% desde 2012, de acordo com dados do portal de transparência da Transalvador. Para 85% dos entrevistados pelo Datafolha na região, os apps de transporte ajudaram na diminuição de mortes no trânsito causadas pelo consumo de bebida alcoólica e 87% concorda que apps de mobilidade deixaram o trânsito mais seguro.

A pesquisa aponta ainda que 83% dos moradores da região metropolitana de Salvador concordam que passaram a usar aplicativos de transporte para ir para festas, comemorações e bares e 87% acredita que a população passou a usar mais apps de mobilidade em vez de sair de carro quando consomem bebida alcoólica.

O principal motivo (48%) para os soteropolitanos utilizarem os apps de transporte é a segurança, seja por medo de assaltos ou acidentes envolvendo bebida e direção. Outros motivos que levam à essa escolha, de acordo com a pesquisa, é a praticidade com 44%, tempo menor de viagem com 24% e horário da noite com 13% da opinião dos entrevistados. O levantamento também revelou que, para 61% da população, no passado, as pessoas bebiam e dirigiam por falta de opção de transporte.

De acordo com o levantamento, a utilização dos apps de mobilidade para ir a festas, restaurantes e comemorações chega a 49% entre os residentes das regiões metropolitanas do país. Para essas ocasiões, a pesquisa aponta que 40% dos soteropolitanos opta pelo aplicativo, o transporte público fica em segundo lugar com 22% e o carro ou motocicleta própria tem 19% da preferência.

Dados da pesquisa Datafolha*:

87% da população da região metropolitana de Salvador que consome bebida alcoólica passou a usar apps de mobilidade ao invés de dirigir. A média nacional é de 68%.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
  • 85% dos entrevistados pelo Datafolha na região, os apps de transporte ajudaram na diminuição de mortes no trânsito causadas pelo consumo de bebida alcoólica
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
  • 83% dos moradores da região metropolitana de Salvador passaram a usar aplicativos de transporte para ir para festas, comemorações e bares
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
  • 87% acredita que a população passou a usar mais apps de mobilidade em vez de sair de carro quando consomem bebida alcoólica.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
  • O principal motivo (48%) para os soteropolitanos utilizarem os apps de transporte é a segurança, seja por medo de assaltos ou acidentes envolvendo bebida e direção. Outros principais motivos que levam à essa escolha, de acordo com a pesquisa, é a praticidade com 44%, tempo menor de viagem com 24% e dificuldade no transporte público com 14% da opinião dos entrevistados.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
  • 61% dos entrevistados acreditam que, no passado, as pessoas bebiam e dirigiam por falta de opção de transporte.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
  • 40% dos soteropolitanos opta pelo aplicativo quando sai para festas, bares e comemorações, o transporte público fica em segundo lugar com 22% e o carro ou motocicleta própria tem 19% da preferência.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
  • 81% dos moradores da região metropolitana de Salvador acredita que muitas pessoas deixaram de beber e dirigir porque agora podem utilizar os apps de transporte.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
  • Entre a população metropolitana de Salvador, 54% afirma que consome bebida alcoólica mesmo que de vez em quando.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Confira mais detalhes da pesquisa nacional do Datafolha na página do Observatório

*A pesquisa Datafolha entrevistou 3.531 pessoas entre os dias 2 e 10 de abril de 2019 e tem margem de erro de 2 pontos percentuais. Além de Salvador, o estudo teve abrangência nacional, incluindo capitais, cidades de outras regiões metropolitanas e cidades do interior, de diferentes portes, em todas as Regiões do Brasil.

Sobre o Observatório Nacional de Segurança Viária

OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, fundada em 2011 por ocasião da Década de Redução de Acidentes de Trânsito, decretado pelo ONU – Organização das Nações Unidas e OMS (Organização Mundial de Saúde), com o propósito de desenvolver ações que contribuam de maneira efetiva para a diminuição dos elevados índices de acidentes no trânsito do nosso país.

Atuamos como um produtor de conteúdos desenvolvidos por meio de estudos, pesquisas, planejamento e informação, para subsidiar entidades públicas e privadas em ações que impactem na redução do número de acidentes e consequentemente de vidas humanas e gastos públicos.

O OBSERVATÓRIO atua como Organização Consultora Especial junto ao ECOSOC (Conselho Econômico e Social) da ONU (Organização das Nações Unidas) e tem o apoio da UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação a Ciência e a Cultura) no Brasil e está alinhado a seis dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Ilustração. Foto: Pixabay

Janelas ou painéis solares transparentes? Veja como funciona a energia solar espelhada

Ilustração. Foto: Pixabay

Por meio do “Cidades do Futuro”, MEI Fácil se une à Visa para levar serviços financeiros a municípios do País