Ilustração. Foto: Stefan Schweihofer/Pixabay
em ,

Transformação da Educação e o papel do gestor educacional serão temas de congresso em Salvador

Em 18 de maio, encontro promovido pela Moderna, reunirá grandes nomes da educação e da literatura como Mozart Neves Ramos, Pedro Bandeira e Antônio Góis, além um espetáculo inesquecível

A Moderna, a Fundação Santillana e o Moderna Compartilha, pertencentes ao grupo Santillana, um dos principais grupos de Educação do país, promoverão no dia 18 de maio, sábado, das 8h30 às 13h, um encontro com o tema “Como se reinventar para fazer uma educação transformadora”. O Congresso Educação Moderna será realizado no Hotel Deville Prime Salvador e contará com participação de grandes nomes ligados à Educação: Mozart Neves Ramos, Pedro Bandeira, Antônio Góis, além de uma participação especial surpresa.

Os convidados falarão sobre os desafios para repensar a Educação, sob o olhar da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), das tecnologias digitais a serviço da aprendizagem e da própria transformação do mundo do trabalho.

No primeiro painel, Mozart Neves Ramos falará sobre a BNCC e o trabalho com competências. Mozart é diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna e professor da UFPE desde 1977. Foi Secretário de Educação de Pernambuco (2003-2006) e presidente-executivo do Todos Pela Educação (2007-2010). Trabalha ativamente nas áreas de Políticas Públicas da Educação e no Estudo de Estrutura de Moléculas. É autor de livros sobre educação e já foi eleito como uma das cem pessoas mais influentes do Brasil em 2008, pela revista Época.

Na sequência, o jornalista Antônio Góis entrevistará dois gestores escolares para abordar os desafios do gestor contemporâneo. Góis trabalha na cobertura da Educação há 25 anos, e atualmente é colunista do jornal O Globo e comentarista da Rádio CBN. É autor do livro “Quatro Décadas de Gestão Educacional no Brasil”, com depoimentos de ex-ministros da Educação desde o governo Figueiredo.

O terceiro a se apresentar é o escritor Pedro Bandeira, um dos principais nomes da literatura infantil e infanto-juvenil do Brasil. Com o tema “o empoderamento pela leitura”, o escritor irá abordar as formas pelas quais a atividade pode impulsionar a vida dos jovens, e é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade. Autor de mais de 50 livros com mais de 20 milhões de exemplares vendidos, Pedro tem no currículo alguns dos mais importantes prêmios da literatura brasileira, como o Jabuti e o APCA. Entre suas obras mais conhecidas, estão “A Droga da Obediência” e “O Fantástico Mistério de Feiurinha”.

No encerramento, o público presenciará um momento inesquecível, já visto por plateias de vários países do mundo. A participação especial com o tema “A verdadeira essência de um educador” emocionará a todos para fechar o dia de reflexões em torno da Educação.

O Congresso Educação Moderna será realizado no Hotel Deville Prime Salvador, Rua Passárgada, S/N – Itapuã, Salvador – BA. O evento é destinado a diretores e coordenadores de escolas e secretarias de Educação.

Sobre a Editora Moderna

A Moderna atua há mais de 50 anos com o compromisso de educar para um mundo em constante movimento, compreendendo cada ecossistema formativo para ajudar a construir projetos de vida alinhados às expectativas de cada indivíduo. Com uma equipe de autores e especialistas que conhecem as necessidades do brasileiro e das instituições de ensino públicas e privadas, a Moderna investe em pesquisas, inovações e novas metodologias para criar e elaborar conteúdos didáticos, literários e projetos educacionais efetivos. Assim, ao lado de escolas e famílias, desenvolvemos habilidades, competências e valores para os desafios pessoais e profissionais que estão porvir.

Desde 2001, como parte da Santillana, grupo editorial e de educação presente em 22 países, a Moderna contribui com projetos sociais de fomento à educação e à cultura, em parceria com a Fundação Santillana e outras entidades do setor. Também apoia a formação de professores e gestores, com a realização de cursos, oficinas e seminários gratuitos e a disponibilização de obras de referência para fomentar reflexões e políticas públicas em prol da melhoria da qualidade do ensino.

Da Folha Geral, em São Paulo*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Ex-chiquitita fala sobre a carreira e revela porque está solteira, em evento de moda

Foto: Reprodução

A sociedade quer mesmo “desconstitucionalizar” a previdência?