em

Saiba como é o processo de destilação da água

Saiba como é o processo de destilação da água Em algum momento você já ouviu falar em água destilada? Se não, vamos descobrir a seguir algumas características desse tipo de água. A água destilada, nada mais é, do que aquela água que não possui sais dissolvidos, sendo totalmente pura, cujo PH é neutro. Nela existem […]

Saiba como é o processo de destilação da água

Em algum momento você já ouviu falar em água destilada? Se não, vamos descobrir a seguir algumas características desse tipo de água.

A água destilada, nada mais é, do que aquela água que não possui sais dissolvidos, sendo totalmente pura, cujo PH é neutro. Nela existem apenas as moléculas de água, ou seja, apenas hidrogênio e oxigênio.

Curiosidades da água destilada
Essa água, por ser pura, é bastante utilizada em experimentos, dentro de laboratórios, assim como em indústrias, trabalhando como solvente ou reagente.

Outra curiosidade da água destilada é sobre a sua produção. Ela pode ser produzida em indústrias, laboratórios, residências ou ainda, através da natureza, ou seja, a chuva. Só que no caso da chuva, a água já é pura, pois ocorre a evaporação naturalmente. Contudo, como tudo há pontos positivos e negativos, essa água da chuva acaba sendo acidificada, uma vez que acaba absorvendo o CO2.

Vale ressaltar que, essa água destilada pode ser sim para consumo humano. A única coisa é que sua alimentação precisa ser balanceada, contendo os sais necessários para seu organismo. Essa água também auxilia no caso de pessoas que possuem pedras nos rins, no entanto, é válido consultar ao médico, pois também pode causar diarreia, se tomado em excesso, saiba também como funciona uma empresa de tratamento de efluentes.

Agora que já sabemos o que é uma água destilada e alguns de seus pontos positivos e negativos, vamos entender como é o processo de destilação de água.

O processo de destilação de água
A substância que falamos aqui, a água, ela pode ser destilada de duas maneiras, seja através da destilação simples, ou então, a destilação fracionada. O motivo pelo qual existem essas duas formas de separação é o que você precisa, de fato, separar.

Para compreender, de maneira bastante objetiva, a destilação simples pode ser aplicada justamente com água e sal, ou seja, um sólido e um líquido. Já no caso da destilação fracionada, o que acontece é a separação de líquido com líquido, como, por exemplo, acetona e água.

Agora, vejamos a explicação dos métodos de destilação de água.

Destilação simples
Como já mencionado anteriormente, no caso da destilação simples, somente o líquido sofre mudança de estado físico. O sólido mante-se igual.

Destilação fracionada
Nesse caso, onde as substâncias são líquidas, ambas mudam seu estado, passando para o estado gasoso. Aí, você pode perguntar como que, mesmo assim, eles são separados. E a resposta é bastante simples: isso acontece porque um tem densidade maior do que o outro, permitindo assim a separação dos líquidos.

Existem algumas diferenças nos processos em termos de utilização de materiais, principalmente, quando esse processo é feito em laboratórios, mas, para a fácil compreensão, vejamos um exemplo a seguir, até mesmo caseiro de como se destila uma água.

Exemplificando
Você pode utilizar uma chaleira e nela colocar água no seu estado líquido. Coloque essa chaleira, então, em um fogão para que a água seja aquecida.

No bico da chaleira, acople um copo e abaixo desse copo, um outro para servir de recipiente da água futuramente destilada. Assim, no momento em que a água começar a ferver, ou seja, evaporar, gotículas irão para esse copo acoplado e, imediatamente, cairão no outro copo que está de recipiente. Todo líquido que cairá no mesmo será o resultado da água destilada.

Esse é o método caseiro. Claro que em laboratórios e em indústrias o processo é mais aprofundado, mas, dessa maneira fica fácil a compreensão do processo.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Newton Dias

Advogado especializado em Crimes da Internet, Newton Dias comemora tipificação do pornô de revanche como crime

Renault faz homenagem ao Dia Internacional da Mulher