em

Como prevenir as doenças transmitidas pelo caramujo africano

Caramujos gostam de lugares úmidos e com pouca luz, entre as espécies mais comuns está o caracol gigante africano, que tem uma biologia que favorece a rápida multiplicação: em torno de 200 ovos por postura, e por serem hermafroditas, ambos os membros do casal emprenham após a cópula, prevalecendo em relação às espécies nativas. Doenças […]

Caramujo africano doenças transmitidas
Ilustração. Foto: Divulgação

Caramujos gostam de lugares úmidos e com pouca luz, entre as espécies mais comuns está o caracol gigante africano, que tem uma biologia que favorece a rápida multiplicação: em torno de 200 ovos por postura, e por serem hermafroditas, ambos os membros do casal emprenham após a cópula, prevalecendo em relação às espécies nativas.

Doenças transmitidas

Essas espécies transmitem graves doenças aos seres humanos, entre elas a meningite eosinofílica e a angiostrongilíase abdominal.

Prevenção

Para evitar essas doenças é possível utilizar de algumas formas de prevenção, a mais adequada é a catação, em que se recolhe os caramujos e os caracóis com as mãos protegidas por luvas,  cava-se um buraco, incinera-se os bichos e depois enterra as conchas deles, para que não sirvam de depósito de água e proliferação de mosquitos.

Em períodos chuvosos é importante tomar alguns cuidados, do qual o mais importante é lavar bem os alimentos, principalmente hortaliças, onde se encontra mais facilmente o caramujo.

*Paulista de Taubaté, Aldo José dos Santos, CRM: 133366, é médico generalista graduado pela UNITAU. Colabora também no portal Leet Doc.

*Colaborador

Este canal é escrito por colaboradores diversos da Folha Geral. Cada conteúdo é de inteira responsabilidade do seu autor.

lei-seca-carnaval-tudo-sobre-2018-como-recorrer

Tudo Sobre a Lei Seca no Carnaval 2019

Artista internacional Paul Ross e celebridades desembarca no circuito do Carnaval 2019

Artista internacional Paul Ross e celebridades desembarca no circuito do Carnaval 2019