em

5 dicas para prevenir e aliviar doenças respiratórias no outono

Tempo seco, temperatura mais baixa, proliferação de vírus e bactérias: esse é o cenário que acaba afetando a saúde de milhares de brasileiros anualmente durante o outono. A aglomeração de pessoas em lugares fechados, a concentração de poluentes e a rápida velocidade com que microrganismos se espalham afetam a saúde do sistema respiratório de indivíduos […]

Ilustração. Foto: Divulgação

Tempo seco, temperatura mais baixa, proliferação de vírus e bactérias: esse é o cenário que acaba afetando a saúde de milhares de brasileiros anualmente durante o outono. A aglomeração de pessoas em lugares fechados, a concentração de poluentes e a rápida velocidade com que microrganismos se espalham afetam a saúde do sistema respiratório de indivíduos de todas as idades, desencadeando quadros como sinusite, rinite alérgica, asma, resfriados e gripes, além de irritação dos olhos e da pele.

Mas afinal, como prevenir ou ao menos aliviar a intensidade desses quadros durante o outono? Veja abaixo algumas dicas!

Hidrate-se!

Beber bastante água, mesmo em dias mais frios, ajuda a manter o organismo corretamente hidratado, além de permitir que as mucosas estejam adequadamente umedecidas.

Inalação

A inalação com soro fisiológico é uma ótima escolha para fluidificar as secreções e manter as vias respiratórias umedecidas e protegidas. Crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias são as principais beneficiadas pela inalação, mas ela é indicada para todos os indivíduos.

Ambiente limpo

Poeira e ácaros são vilões para pessoas com problemas respiratórios, sobretudo no tempo mais seco. Por isso, o aspirador de pó e o pano úmido devem ser utilizados na casa com frequência durante a semana. As roupas de cama precisam ser trocadas uma vez por semana.

Pelúcias e tapetes

Quadros respiratórios alérgicos e objetos que acumulam poeira definitivamente não combinam. Evite o uso de tapetes em casa, ou caso utilize, prefira os que são fáceis de lavar e secar. Móveis estofados e ambientes acarpetados precisam de atenção redobrada nesse período do ano, e devem ser higienizados com soluções bactericidas. Pelúcias devem ser lavadas, bem secas e depois guardadas em embalagens à vácuo, protegidas do mofo.

Consulte o pneumologista

Quem já possui alguma enfermidade das vias respiratórias deve fazer a visita anual ao pneumologista, para que ele indique as melhores opções de cuidados nesse período. Tudo vai variar conforme a condição clínica do paciente: inalações, limpeza nasal, e até mesmo a fisioterapia domiciliar, sobretudo para idosos ou pessoas com restrições de locomoção podem ser sugestões.

Conteúdo Premium Especial ★

Conteúdo fornecido por colaboradores não representam a opinião do portal

passageiro, avião, passengers-519008_1280

Passageiros da Avianca, com voos cancelados, devem ser reembolsados

Helen Ganzarolli

Helen Ganzarolli e Daniele Hypólito participam do Fashion Show em SP