O editor-chefe da Folha Geral, Adamy Gianinni participou do 11º Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia realizado na última quinta-feira (02), na sede da OAB-DF, em Brasília.
O evento reuniu jornalistas, especialistas e autoridades para discutir sobre os desafios da liberdade de imprensa no Brasil e as interferências na prática jornalística.
Debates sobre questões ideológicas que tentam restringir a liberdade de expressão, censura prévia, dependência de verbas públicas para a manutenção de veículos de comunicação e o uso irregular das redes sociais para disseminação de fake news marcaram esta edição do fórum.
Murillo de Aragão, presidente do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional e um dos convidados, disse que “a liberdade de imprensa hoje é maior que ontem, e amanhã será maior que hoje”.

Para Adamy Gianinni, que acompanhou o fórum do auditório, a liberdade de imprensa sempre estará em pauta. “Não há dúvidas de que a liberdade de imprensa sofre ameaças diárias e censuras em vários sentidos. O episódio envolvendo a revista Crusoé e o portal O Antagonista não é normal, mas preocupante e mostra que o judiciário brasileiro precisa aprender a lidar com a liberdade de imprensa. Eu não vejo crise no jornalismo, mas “mudanças importantes” que precisam da atenção de todos. Existe uma crise na mídia influenciada por ideologia política e fake news, por isso é importante a realização de mais fóruns como esse para mostrar que a liberdade de imprensa sempre estará em pauta”. Destacou
Promovido pela Revista e Portal IMPRENSA, a 11º edição do fórum contou com o patrocínio da ABERT, apoio da OAB-DF, e apoio logístico do Insper. Além do apoio institucional da ABI, Abracom, Abraji, ANER, ANJ, Associação dos Correspondentes Estrangeiros, Instituto Palavra Aberta, OBCOM/USP, e Repórteres sem Fronteiras, e apoio de mídia da Agência Radioweb e do JOTA.

