em ,

Brasil tem segunda maior carga tributária da América Latina

O Brasil tem a segunda maior carga tributária entre os países da América Latina. Segundo estudo divulgado nesta segunda-feira (20) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o país só perde para a Argentina. Os impostos e tributos pagos pelos brasileiros e pelas empresas no país correspondem a 36,3% do Produto Interno Bruto […]

reais

O Brasil tem a segunda maior carga tributária entre os países da América Latina. Segundo estudo divulgado nesta segunda-feira (20) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o país só perde para a Argentina. Os impostos e tributos pagos pelos brasileiros e pelas empresas no país correspondem a 36,3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Na Argentina, essa proporção é de 37,3%. O ranking, que compreende outros 16 países, conta com a Guatemala, República Dominicana e Venezuela na outra ponta. Em média, a carga tributária da região ficou em 20,7% do PIB em 2012, segundo a OCDE, acima da taxa de 20,1% do ano anterior.

A entidade aponta, no entanto, que a taxa ainda está abaixo da registrada entre os países que fazem parte da organização, de 34,6%. Trinta e quatro países – em sua maioria desenvolvidos – compõem a OCDE. Nesse grupo, a maior carga tributária é a da Dinamarca, de 48% do PIB. Brasil e Argentina têm se revezado na liderança do ranking de carga tributária da América Latina nos últimos anos.

Em 2011, o Brasil estava no topo, com 34,9%, enquanto a Argentina aparecia em 2º lugar, com 34,7% do PIB. Em 2010, no entanto, as posições estavam invertidas: Argentina na liderança (33,5%) e Brasil em seguida (33,2%).

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Bizarro: Primeiro homem grávido dá à luz na Argentina

Servidores da Assembleia pedem prisão do deputado Marcelo Nilo