em

Vendas em shoppings têm pior Natal em dez anos, diz entidade

Setor viu vendas caírem 1% em relação à data em 2014. No ano, queda foi de 2,82%, segundo a Alshop O comércio dos shoppings teve em 2015 o pior Natal em dez anos, segundo a Associação Brasileira dos Lojistas de Shoppings (Alshop). As vendas da data tiveram queda de 1% em relação ao ano passado, segundo […]

Setor viu vendas caírem 1% em relação à data em 2014. No ano, queda foi de 2,82%, segundo a Alshop

O comércio dos shoppings teve em 2015 o pior Natal em dez anos, segundo a Associação Brasileira dos Lojistas de Shoppings (Alshop). As vendas da data tiveram queda de 1% em relação ao ano passado, segundo o diretor institucional da entidade, Luis Augusto Ildefonso.

Em todo o ano, as vendas somaram R$ 145 bilhões, uma alta de 1,07% em relação a 2014. Descontada a inflação, no entanto, houve queda real de 2,82%. A pesquisa foi feita em 150 empresas de varejo associadas à Alshop, que reúnem 7,5 mil lojas no país.

Segundo a entidade, as vendas foram afetadas pela dificuldade de obtenção de crédito, pelas altas taxas de juros, e pelas elevações do dólar e da inflação. Além disso, a insegurança em relação às medidas econômicas diminuiu a confiança dos empresários e dos consumidores, e o aumento do desemprego gerou insegurança.

Segmentos
A pesquisa mostrou que o setor de perfumaria e cosméticos foi destaque positivo nas vendas de final de ano, com alta de 8% nas vendas nominais. Os segmento de óculos, bijuterias e acessórios e de vestuários também tiveram resultados positivos, com altas de 3% e 5%.

No setor de calçados, as vendas ficaram estáveis em relação a 2014. Já eletrodomésticos viram uma queda de 2% nas vendas, enquanto brinquedos tiveram estabilidade.

A pesquisa apontou ainda alta de 3,2% na vendas de joias e relógios; queda de 13,3% em móveis e artigos do lar; e alta de 1,7% em tecnologia e comunicação.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Bandidos furtam carro da saúde da Prefeitura de Prado

Exército sírio captura equipamento para produção de armas químicas