em

Bancos já oferecem antecipação da restituição de IR

Nem começou o período de entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física e já se observa algumas instituições financeiras oferecendo os serviços de antecipação da restituição devida pelo governo aos contribuintes. Mas diante a uma necessidade financeira, será que realmente é correto e vale a pena antecipar? Ao utilizar essa linha de crédito, […]

Nem começou o período de entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física e já se observa algumas instituições financeiras oferecendo os serviços de antecipação da restituição devida pelo governo aos contribuintes. Mas diante a uma necessidade financeira, será que realmente é correto e vale a pena antecipar?

Ao utilizar essa linha de crédito, os contribuintes, além de mostrar a falta de educação financeira, também podem perder rendimento. Por isso, muito cuidado nesta hora! Sabemos que existem crise nas finanças em muitas famílias e que a situação não está fácil, mas já é hora de refletirmos sobre nossos hábitos financeiros e começarmos a mudar.

Na maioria das vezes, os endividados, ao utilizarem essas ferramentas, apenas estão remediando o problema do descontrole financeiro, que voltará com mais força no futuro. Assim, antes de simplesmente buscar a antecipação, é necessário que se faça um bom diagnóstico financeiro, para combater o que está gerando esse problema financeiro.

Caso a antecipação seja uma última saída para a pessoa, não conseguindo arcar com suas dívidas em curto prazo, é necessário aprofundar nessa questão. A antecipação é um serviço que faz com que o contribuinte não necessite esperar pelos lotes para receberem os valores devidos da restituição.

Contudo, para pedir a antecipação aos bancos, os contribuintes devem ter a certeza de que tudo está correto na declaração entregue ao governo. Caso apresente problemas, ela pode cair na malha fina da Receita Federal e o contribuinte terá que arcar com o empréstimo do próprio bolso. Por isso, é sempre recomendável muito cuidado ou mesmo o apoio de especialistas contabilistas.

Cair na malha fina é mais fácil do que parece, principalmente com a ampliação de cruzamentos de informações feita pela Receita Federal. Às vezes, a pessoa faz tudo corretamente, como manda o manual, e, assim mesmo, vai parar na malha fina. Isso acontece, por exemplo, quando a fonte pagadora fornece à Receita uma informação diferente da qual liberou para o colaborador.

Em função disso, a antecipação só vale a pena para os contribuintes que estão realmente precisando com urgência do dinheiro. Para quem está endividado e pagando taxas mais altas de juros do que as oferecidas pelos bancos, a antecipação da restituição para quitar dívidas é um bom negócio, mas, fora isso, não é muito vantajoso, sendo que os juros pagos pelo governo são bastante interessantes.

Caso a pessoa esteja decidida a realizar o empréstimo, aconselho que faça uma pesquisa nos bancos. A disputa pelos clientes é tão grande que as taxas cobradas flutuam muito entre as instituições financeiras. A primeira pesquisa pode ser pela Internet, para, depois, sentar com o gerente do banco e negociar melhorias na proposta que eles oferecem.

Portanto, entregar a declaração logo no início é recomendável pelo fato de ter mais chance de receber sua restituição logo nos primeiros lotes, mas, se isto não vier a acontecer, a solução é aguardar sua restituição com paciência, visto que ela estará sendo corrigida pela taxa Selic.

Reinaldo Domingos é PHD em Educação Financeira e terapeuta financeiro, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros e da DSOP Educação Financeira, e Editora DSOP, autor do best-seller Terapia Financeira e comanda o canal Dinheiro à Vista, do Youtube.

Luca Moreira

Este conteúdo é de inteira responsabilidade do autor.

Ziraldo é homenageado por 85 cartunistas em livro

10 dicas para um megahair perfeito: megarrista de famosas dá dicas para dar volume e glamour

10 dicas para um megahair perfeito: megarrista de famosas dá dicas para dar volume e glamour