Ilustração. Foto: Pixabay
em

Como economizar energia no verão?

Os dias quentes se aproximam e com eles surge a necessidade de deixar todos os ambientes com temperatura agradável. Mesmo sendo o maior vilão da conta de luz, o ar-condicionado ainda é indispensável durante o verão e, em alguns casos, até mesmo na primavera. Garantir conforto térmico para sua família, sem abrir mão do uso […]

Os dias quentes se aproximam e com eles surge a necessidade de deixar todos os ambientes com temperatura agradável. Mesmo sendo o maior vilão da conta de luz, o ar-condicionado ainda é indispensável durante o verão e, em alguns casos, até mesmo na primavera.

Garantir conforto térmico para sua família, sem abrir mão do uso do condicionador de ar, é algo possível. Confira algumas dicas de como economizar energia elétrica nas estações de calor sem prejudicar tanto o seu bolso:

Ar condicionado split economiza mais energia do que os modelos de janela

Para quem pretende consumir menos eletricidade com a climatização da sua casa, uma dica importante é comprar ar condicionado split. Esse tipo de aparelho conta com um sistema mais moderno. O que une conforto térmico mais rápido com maior eficiência energética em relação aos equipamentos tipo janela.

No mercado, você encontra uma grande variedade de modelos split à venda. Mas, vale destacar que só os aparelhos de ar condicionado inverter (que também fazem parte da categoria) permitem economizar até 60% na conta de luz. Mesmo sendo um pouco mais caro, vale a pena investir nesses equipamentos por seu excelente custo/benefício.

Limpeza regular do ar-condicionado split também reduz gastos com energia

Independente do modelo de ar-condicionado split que você pretende comprar, é importante lembrar que além da alta eficiência energética dos aparelhos, eles também são conhecidos por sua longa vida útil.

Quando bem conservados, os aparelhos com tecnologia split duram mais de 10 anos. Por esse motivo a higienização regular do condicionador de ar é fundamental. A limpeza de filtro precisa ser realizada mensalmente pelo usuário. Já a manutenção preventiva, feita por técnicos especializados, a cada seis meses.

Essas duas medidas simples ajudam a evitar que a sujeira fique acumulada no interior do aparelho criando obstáculos à saída de ar. Dessa forma você não precisará colocar o ar-condicionado split no volume máximo para atingir a temperatura ideal. O que impede que o equipamento demande mais potência do que o necessário e gaste mais eletricidade.

Ou seja, manter em dia a higiene interna do ar-condicionado split é indispensável. Não só para garantir a saúde da família, ao remover as impurezas de dentro do aparelho, mas também para economizar na conta de luz.

Use os recursos inteligentes do ar-condicionado split para economizar na conta de luz

Na hora de dormir, a dica é programar o ar-condicionado split para desligar sozinho durante à noite. Para isso, é só usar a função Timer (presente na maioria dos modelos). Ou então regular a temperatura do quarto automaticamente durante suas 8 horas de sono com a função Sleep. As duas formas permitem economia na conta de luz e conforto térmico.

Mantenha o frescor do ambiente mesmo depois de desligar o condicionador de ar

Desligar o ar-condicionado split algum tempo antes de sair do cômodo é uma medida simples, mas que também ajuda bastante a economizar energia elétrica no verão.

Além disso, sempre que ligar o aparelho, a dica é fechar portas e janelas para reter o ar frio no ambiente. Quando estiver tudo bem geladinho, é só desligar o equipamento deixando tudo como está, e continuar um pouco mais no local para aproveitar a temperatura perfeita sem gastar mais energia.

Compre sempre equipamentos com selo procel A

Além do ar-condicionado, o chuveiro elétrico, a geladeira e a TV são os aparelhos que mais consomem energia elétrica ao longo do ano. E inclusive no verão.

Uma dica essencial para reduzir o consumo energético e economizar na conta de luz é sempre comprar eletrodomésticos e eletrônicos com selo Procel A. Isso porque são os equipamentos com o mais alto nível de eficiência energética do mercado.

Mesmo se você comprar ar-condicionado split inverter, não abra mão de adquirir o modelo com esse selo.

Nax

NAX - meio gente, meio robô. Uma profissional perfeita para todas as ocasiões.

mercado imobiliário, casa, chave, key-2323278_1280

Saiba quais são os documentos necessários para fazer um financiamento imobiliário

floresta, soldado, forest-3025918_1280

Você conhece a função de cada jogador no Airsoft?