em ,

Escolas se preparam para trabalhar conteúdo via Wi-Fi

O projeto entra em fase de implantação a partir do dia 17 deste mês, e vai estar disponível para o acesso, inicialmente, em 132 unidades, a partir do ano letivo 2015 As escolas da rede estadual da Bahia serão beneficiadas com um projeto de modernização tecnológica. A iniciativa vai viabilizar o acesso e a utilização […]

O projeto entra em fase de implantação a partir do dia 17 deste mês, e vai estar disponível para o acesso, inicialmente, em 132 unidades, a partir do ano letivo 2015

torre wifi

As escolas da rede estadual da Bahia serão beneficiadas com um projeto de modernização tecnológica. A iniciativa vai viabilizar o acesso e a utilização de conteúdos e sites educacionais por professores e estudantes, dentro do ambiente escolar, por meio de uma rede intranet Wi-Fi (sem fio). O projeto entra em fase de implantação a partir do dia 17 deste mês, e vai estar disponível para o acesso, inicialmente, em 132 unidades, a partir do ano letivo 2015.
“É um momento importante para o projeto de educação que estamos desenvolvendo no nosso estado. Iniciamos um processo de vanguarda, oferecendo as condições necessárias para que o professor possa utilizar as tecnologias educacionais dentro da escola e da sala de aula”, afirma o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, ressaltando a importância do envolvimento de todos para um ensino de qualidade.
De acordo com a coordenadora de modernização da Secretaria da Educação, Fernanda Kumagai, o projeto está dividido em duas partes. “A primeira parte consiste na infraestrutura de conectividade, com a implantação do servidor e da rede Wi-Fi. Já a segunda, diz respeito à implantação de um software que vai sincronizar os conteúdos educacionais com a rede da escola, fazendo com que os conteúdos disponíveis no Portal da Educação e em outros espaços educativos cheguem aos professores e estudantes”.
Conteúdos
Os conteúdos ficam armazenados no servidor e podem ser acessados offline a partir dos tablets educacionais ou de outros dispositivos, dentro da escola. “Com o projeto, tanto estudantes como professores vão ter um amplo acesso aos conteúdos digitais, em alta velocidade. O professor vai poder modernizar e tornando as suas aulas ainda mais atrativas”, conta Fernanda. Ambientes virtuais de aprendizagem, como o AVA, e simulados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), também poderão ser acessados por meio da rede da escola.
A diretora do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Canavieiras, em Canavieiras, Cristiane Borges Belém, uma das escolas contempladas com o projeto, elogia a iniciativa. “A tecnologia está em toda a parte, e não pode ficar fora da escola. Esse projeto vai contribuir para com o trabalho dos professores, mas, principalmente, com o aprendizado dos estudantes, que até mesmo no intervalo das aulas vão poder acessar esses conteúdos, revisá-los e até antecipar os temas das aulas”, disse.
O Ambiente Educacional WEB, espaço virtual que faz parte do Portal da Educação, dispõe de um espaço pedagógico multidisciplinar criado para que estudantes e professores possam acessar, compartilhar e construir conhecimentos por meio das novas tecnologias da informação e da comunicação.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Prazo para inscrições do vestibular da UEG termina hoje

Embasa promove curso para agentes de saúde de Barreiras