Ilustração. Foto: Pixabay
em

Pensa em estudar no exterior? Veja 8 dicas para embarcar nessa jornada

Saiba como mandar muito bem nos estudos em outro país!

Ir para outro país é uma experiência incrível, já que tudo passa a ser novidade. Cultura, arquitetura, gastronomia, costumes, moedas e comportamentos são algumas das diferenças de se estar em um país que não é o que você mora.

Isso se intensifica quando você vai estudar no exterior, já que a estadia será prolongada, ou seja, haverá muito tempo para aprender sobre cada detalhe e ainda evoluir seus conhecimentos acadêmicos e gerais.

Se você tem a ideia de estudar fora do país, saiba que algumas dicas podem tornar esse processo mais simples e proveitoso. Assim, cada situação será motivo para aprendizado e crescimento pessoal!

Dicas incríveis para estudar em outro país

Seguir a essas sugestões fará com que o intercâmbio seja ainda melhor do que você imaginou!

#1 – Pesquise muito

Esse é um passo muito importante na sua vida e, por isso, é essencial pesquisar o máximo possível sobre o país, o estado e a cidade que servirão como seu lar durante alguns meses.

Busque saber quais são as melhores instituições de ensino na região, as hospedagens que apresentam um preço mais bacana e os destinos próximos que servirão como roteiro para o seu tempo livre.

Até mesmo detalhes históricos e culturais devem estar na sua pesquisa. Assim, quando estiver lá, saberá um pouco do que esperar e conseguirá se adaptar mais rapidamente.

#2 – Cuidado com os detalhes burocráticos

A fascinação com a viagem é tão grande que pode fazer com que você se esqueça da burocracia, fundamental para que consiga passar sua estadia em outro país sem nenhum problema.

Pesquise se o país de destino exige visto. Se não, seu documento de identificação deve servir, mas caso ele exija, você precisará primeiro tirar o passaporte e, em seguida, solicitar a emissão do visto.

Alguns países também demandam que os visitantes recebam certas vacinas e não autorizam o embarque caso você não apresente a carteirinha atualizada, ao passo que outros exigem um seguro de viagem.

Além disso, também pode ser preciso contar com a tradução juramentada para os seus documentos, como históricos escolares, de modo que eles sejam válidos em solo estrangeiro.

Cada caso é um caso. Por isso, pesquise bastante sobre as exigências legais e burocráticas daquele país para que tudo corra bem.

#3 – Guarde o máximo de dinheiro possível

Guardar dinheiro nem sempre é uma tarefa fácil, mas a partir do momento que você tiver colocado o propósito de ir para outro país e passar uma temporada nele, o objetivo de suas economias deve ser a viagem.

Nós nem sempre paramos para pensar em todas as despesas que teremos, mas elas serão muitas, como hospedagem, comida, transporte, lazer e até materiais escolares, se preciso for.

Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Por isso, é mais recomendável levar uma boa quantia e sobrar um pouco no final da viagem do que ter o dinheiro contado e não conseguir resolver eventuais emergências.

#4 – Faça um diário ou blog

Souvenirs e lembrancinhas são muito legais, mas a experiência que sentirá na pele quando estiver em outro país não tem preço. Por isso, anotar cada detalhe pode fazer com que você reviva esses sentimentos sempre que quiser.

Você pode escrever tudo em um diário ou caderno ou optar por um blog, onde podem ser anexadas fotos e vídeos da sua viagem. Seja qual for a alternativa, escolha uma delas e eternize suas memórias.

#5 – Dedique-se aos estudos

Pode parecer irônico falar sobre esse assunto em um intercâmbio, mas com tantas atrações, destinos e novidades que estarão bem à sua frente, o objetivo da viagem, que é justamente o estudo, pode ficar em segundo plano.

Sabe aquela frase que diz que primeiro vem a obrigação e depois a diversão? Então, ela se aplica muito bem aqui. Dedique seu tempo para cumprir as obrigações de estudo e, então, tenha várias horas para desfrutar da forma que preferir.

#6 – Conheça lugares diferentes

Ainda que você vá fazer intercâmbio em apenas uma cidade, há várias outras ao redor que podem ser visitadas para agregar em sua bagagem pessoal e intelectual, assim como os estados próximos.

Algumas regiões, em especial a Europa, têm países pequenos, bem menores do que o Brasil, o que significa que uma viagem de algumas horas (ou até mesmo minutos, de acordo com onde estiver) pode te levar a um novo país.

Outro ponto positivo é que essas viagens podem ser feitas de várias formas, desde aviões até trens. Pesquise sobre o acesso mais fácil às diferentes regiões e aproveite melhor cada minuto em solo internacional.

#7 – Converse com outras pessoas sobre o seu intercâmbio

Hoje em dia, com a facilidade da internet, é possível encontrar pessoas que já viajaram para outros países e contam suas experiências em sites, blogs e redes sociais. Aproveite essa oportunidade para conversar com alguém que já passou pelo mesmo que você irá passar.

Assim como é possível ter insights e inspirações de quem já fez a viagem no passado, também é uma boa ideia conversar com pessoas que viajarão para o mesmo lugar. Isso pode fazer com que você comece uma longa amizade.

Outro ponto legal em guardar os registros da sua viagem, como vimos na dica #4, é poder compartilhar suas impressões e conclusões com outras pessoas, o que ajuda a criar um ciclo vicioso de apoio entre os intercambistas de todo o mundo.

#8 – Seja independente

Pode soar um pouco contraditório em relação à dica anterior, mas manter um espírito independente te ajudará a se desenvolver ainda mais na sua viagem, já que você terá que lidar com todas as situações com as quais se deparar.

Viajar sozinho parece um pouco assustador, mas quando você supera seus limites e percebe que é a pessoa responsável por fazer a viagem funcionar, então o crescimento será proporcional aos desafios encarados.

Isso não significa que você não possa cultivar novas amizades e pedir ajuda quando estiver estudando em outro país, mas conduzir a viagem tornará a experiência ainda mais incrível.

Tenha a melhor viagem da sua vida!

Ao mesmo tempo que você pode sentir frio na barriga por saber que estará longe da sua rotina, a liberdade de ter um lugar diferente para chamar de casa tornará essa viagem em um verdadeiro marco na sua vida.

Preocupe-se com os detalhes burocráticos, como contar com uma empresa de tradução para deixar seus documentos em ordem, guarde o dinheiro que puder e se concentre nos estudos, mas sem abrir mão de se divertir. Essa é a receita para ter a viagem mais inesquecível da sua vida!

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

'Innocent', nova música de Alok, já está disponível em todas as plataformas digitais

Lançamento: ‘Innocent’, nova música de Alok, já está disponível em todas as plataformas digitais

Você conhece a legislação de transporte de pets?