em

Startups orientadas pelo Instituto TIM são finalistas em torneio de tecnologia da Harvard e do MIT

Projetos que fazem parte do Academic Working Capital participam de final durante a Brazil Conference 2019 que acontece em Boston nos dias 5, 6 e 7 de abril

Três startups que fazem parte do Academic Working Capital (AWC), iniciativa de empreendedorismo universitário do Instituto TIM, foram selecionadas para participar do Brazil Conference 2019 nos EUA. Esta é a primeira vez que projetos mentorados no AWC serão apresentados fora do Brasil para uma banca de jurados formada pelos principais nomes do mercado de fundos de investimento e capital de risco do mundo. O vencedor da disputa, que conta com outros dois projetos brasileiros, ganhará um prêmio de R$75 mil para o desenvolvimento do projeto e o segundo lugar será recompensado com R$ 25 mil.

Até a final em abril, equipes receberão treinamento e mentoria de investidores, empresários e alunos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade de Harvard. As startups da AWC selecionadas são a Aqualuz, a Helidrop e a NextCam, que possuem projetos que utilizam a tecnologia para resolução de problemas do país como saúde, educação e meio ambiente.

“Ter três projetos do Academic Working Capital como finalistas da competição é um reconhecimento do trabalho que o Instituto TIM faz há cinco anos para estimular a criatividade e o empreendedorismo de jovens talentos brasileiros. Sentimos muito orgulho de poder levar o trabalho dessas startups para fora do território nacional”, destaca Mario Girasole, presidente do Instituto TIM.

Startups orientadas pelo Instituto TIM são finalistas em torneio de tecnologia da Harvard e do MIT
Foto: Divulgação

A equipe Aqualuz desenvolveu um sistema mecatrônico de filtragem baseado em luz solar, com o propósito de ajudar a resolver um dos maiores problemas de acesso à água potável, que afeta a região do semiárido. A Helidrop trabalha com o nicho de defensivos agrícolas e desenvolveu um equipamento e um modelo de negócio que oferece pulverização. O equipamento utilizado é um VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado), com alta capacidade de carga para melhorar o combate às pragas. Já a NextCam observou que o setor da construção civil apresenta alguns problemas relacionados à segurança do trabalho e, pensando nisso, desenvolveu uma tecnologia que tem como base a inteligência artificial, utilizada para identificar riscos e realizar ações preventivas em cada etapa da obra. Câmeras com indicadores realizam esse monitoramento.

“Esses jovens terão a chance de participar da Brazil Conference que reunirá os maiores nomes do mercado debatendo questões importantes para o futuro do país e das empresas que eles estão desenvolvendo. Queremos impulsionar cada vez mais ideias inovadoras e startups focadas em desenvolver soluções que terão impacto real no dia a dia das pessoas”, afirma Diogo Dutra, coordenador do projeto AWC, do Instituto TIM.

Startups orientadas pelo Instituto TIM são finalistas em torneio de tecnologia da Harvard e do MIT
Foto: Divulgação

Da Folha Geral, em Pernambuco*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

alagamento

Alagamentos e prejuízos ao veículo: o que você precisa saber sobre esse assunto!

Saiba quando vale a pena inserir superalimentos na dieta