em

GO: Marconi está a 16 mil votos de vencer no 1° turno

Pesquisa revela que cresceu para 16 pontos percentuais a vantagem do governador e candidato à reeleição sobre o segundo colocado, Iris Rezende (PMDB) Pesquisa realizada pelo instituto Fortiori e publicada pelo Jornal Opção ontem mostra que o governador e candidato à reeleição Marconi Perillo (PSDB) abriu 16 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado, […]

Pesquisa revela que cresceu para 16 pontos percentuais a vantagem do governador e candidato à reeleição sobre o segundo colocado, Iris Rezende (PMDB)

Pesquisa realizada pelo instituto Fortiori e publicada pelo Jornal Opção ontem mostra que o governador e candidato à reeleição Marconi Perillo (PSDB) abriu 16 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado, o ex-governador Iris Rezende (PMDB), e está a 16 mil votos de liquidar a fatura no primeiro turno. Marconi aparece com 41% das intenções de voto, enquanto Iris tem 25%.

O ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso (PSB) oscilou um ponto para baixo na comparação com a última rodada da pesquisa e cravou 7%. Na quarta colocação está o ex-prefeito de Anápolis, Antônio Gomide (PT), também com 7%. Os demais candidatos representam 2%. Indecisos somam 11%. Pretendem votar nulo ou em branco 7%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. 

Descontados os votos brancos, nulos e os indecisos, constata-se que Marconi tem 49,5% dos votos válidos. Ou seja: precisa de mais meio ponto percentual para vencer no 1° turno (16 mil votos). Importante lembrar que a Justiça Eleitoral leva em conta apenas os votos válidos no cômputo final da eleição. 

EVOLUÇÃO

Desde abril deste ano, Marconi cresceu sete pontos percentuais. Largou com 34%; chegou a 37% em junho; 38% em julho; o mesmo resultado no começo de agosto; e 41% no final deste mês. Iris começou com 29%. Chegou a 30% dois meses depois; caiu para 28% em julho; 26% no começo de agosto e agora 25%. Vanderlan tinha 14% na primeira rodada, mas logo na pesquisa seguinte já apareceu com 9%. Em julho chegou a 8% e, desde então, perdeu mais um ponto. Gomide, que tinha 9% em abril, caiu para 7% e junho e estagnou. 

Na espontânea, em que o eleitor decide sem a ajuda da cartela com o nome dos candidatos, Marconi cresceu sete pontos. Ou seja: a maioria dos indecisos que tomou parte no debate eleitoral no mês de agosto optou por votar no tucano. Ele tem 31% contra 15% de Iris. Vanderlan e Gomide vêm na sequência com 4% e 3%, respectivamente. Ainda não sabem em quem votar 38%. Brancos e nulos, 8%. 

O instituto Fortiori perguntou ao eleitor qual candidato tem mais chance de vitória, independente de quem ele for votar. Para 63%, Marconi será reeleito. Apenas 16% acreditam na vitória do candidato do PMDB. Apostam na eleição de Gomide e Vanderlan 4% e 2%, respectivamente. Não souberam ou não quiseram responder 14%. 

Para eleitor, Marconi tem o melhor programa de TV

Na opinião de 51% dos eleitores, o governador Marconi Perillo (PSDB) apresentou o melhor programa no horário eleitoral gratuito. É o que mostra a primeira rodada da pesquisa Fortiori realizada desde o início da propaganda dos candidatos no rádio e televisão, que ocorreu em 19 de agosto. Gostaram mais do programa de Iris 28%. Para 7% e 6%, respectivamente, Gomide e Vanderlan saíram-se melhor. 

O instituto quis saber qual postulante ao governo exibiu as melhores propostas e outra vez Marconi venceu Iris, por 48% a 28%. Também perguntou qual dos postulantes apareceu melhor na telinha (57% a 25%) e qual deles pareceu ser o mais sincero (40% a 27%). 

O único quesito em que o ex-governador do PMDB supera Marconi é na aferição da percepção dos ataques. Para 36%, Iris foi quem mais atacou na televisão. Para 32%, foi Marconi. Vanderlan é o terceiro com 6% e Gomide o quarto, com 5%. Marta Jane (PCB), Professor Weslei (PSol) e Alexandre Magalhães (PSDC) aparecem com 1% cada. 

Aprovação do governo e de Marconi continua a crescer

Outra má notícia para oposição: a avaliação pessoal do governador e avaliação do governo voltaram a crescer na nova rodada da pesquisa Fortiori/Jornal Opção. Atribuíram conceito ótimo ou bom à administração 49% dos entrevistados (eram 47% no levantamento anterior, realizado na primeira semana deste mês). Disseram aprovar o trabalho do governador Marconi Perillo 57% (eram 55%).

O governo é regular para 33% – mesmo índice registado em julho de 2013. O percentual de eleitores que o consideram ruim ou péssimo, que era de 28% no mesmo período do ano passado, hoje é de 17%. 

Em julho de 2013, aprovavam o trabalho do governador 41%. Este percentual subiu para 50% em janeiro de 2014; 53% em junho; 55% em julho e primeira semana de agosto; 57% no final de agosto. A desaprovação era de 38% há um ano e caiu para 35%; depois 33%, 28%, oscilou para 29% e voltou a cair para 26%. 

O jornal Opção ainda informa que 10% atribuem conceito ótimo e 23% conceito bom ao Governo Federal em Goiás. Para 12% é ruim e para 24% é péssimo. O desempenho pessoal da presidente Dilma Rousseff (PT) é reprovado por 46%, e 40% o aprovam. 

Marconi vence todos em eventual segundo turno

O governador e candidato à reeleição Marconi Perillo (PSDB) vence todos os adversários em um eventual segundo turno. É o que mostra a mais recente pesquisa Fortiori/Jornal Opção. No embate contra Iris Rezende (PMDB), vitória de 50% a 37%.

Se o segundo turno fosse entre Marconi e Vanderlan Cardoso (PSB), o tucano venceria por 55% a 29%. Por fim, em caso de disputa Antônio Gomide (PT), Marconi sagraria-se vitorioso por 56% a 26%. 

A pesquisa também mostra que os índices de rejeição dos candidatos estagnaram. Não votam em Marconi 25% – eram 27% na rodada anterior, realizada na primeira semana de agosto. A rejeição a Iris também oscilou dois pontos para baixo e chegou a 24%. 

O terceiro candidato mais rejeitado é Marta Jane (23%), seguido por Alexandre Magalhães (22%), Professor Weslei (18%), Antônio Gomide (16%) e Vanderlan Cardoso (14%). Não rejeitam nenhum dos nomes que participam da disputa 15%. Rejeitam todos 3%. Não souberam ou não quiseram responder 8%. 

Dilma e Marina estão empatadas em Goiás

As candidatas à Presidência da República Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) estão tecnicamente empatadas em Goiás. A petista aparece com 33% das intenções de voto, contra 31% da ex-senadora. Aécio Neves (PSDB), na terceira colocação, tem 20%. Pastor Everaldo (PSC) é o quarto com 2%. Os demais candidatos não atingiram 1%.

Na espontânea, a vantagem de Dilma sobre a sua principal adversária é um pouco maior: 26% a 22%. Aécio tem 14% e 33% dos eleitores disseram que ainda não sabem em quem votar. Pretendem anular ou votar em branco 4%. 

Caiado lidera a disputa pelo Senado

 O deputado federal Ronaldo Caiado (DEM) lidera a disputa pela vaga do Estado no Senado, de acordo com o instituto Fortiori. Na estimulada, ele aparece com 37%, contra 14% de Vilmar Rocha (PSD), que se manteve à frente de Marina Sant’Anna (PT), com 13%. 

Na espontânea, Caiado tem 15%; Vilmar 4%; e Marina 3%. Os demais candidatos não chegaram a 1%. Indecisos somam 68%. Nulos e brancos chegam a 9%.

Por Helton Lenine | DM

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Cai previsão do mercado para crescimento da economia

Camilla Camargo garante que Zezé verá suas cenas de sexo com Caio Castro