Leitura: 6 minutos
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O governador Marconi Perillo mantém a ampla vantagem sobre seus adversários na corrida eleitoral e tem 39,3% das intenções de votos, mostra a última rodada da pesquisa Serpes/O Popular, realizada entre os dias 8 e 12 de setembro. A vantagem do tucano sobre o segundo colocado, o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB), que aparece com 25,1% das intenções, é de 14,2 pontos percentuais.

Os índices de intenção de voto nos candidatos ao governo de Goiás se mantiveram estáveis na comparação com a rodada anterior, divulgada em 31 de agosto. Ainda assim, a pesquisa indica a tendência de vitória de Marconi já no primeiro turno da disputa eleitoral, em 5 de outubro. Somados, os adversários do tucano totalizam 39,1 das intenções de votos, 0,2 ponto percentual a menos que índice registrado pelo governador.

Para vencer no primeiro turno, Marconi tem de obter 50% mais um dos votos válidos da eleição. De acordo com o Serpes, o governador tem 50,1% dos votos válidos, ou seja, ele venceria a disputa já no dia 5 de outubro. A Justiça Eleitoral divulga o resultado da eleição em votos válidos, excluindo da totalização os votos brancos e nulos.

Na comparação com a rodada anterior, Marconi oscilou 0,1 ponto percentual para cima. Iris teve oscilação positiva de 0,9 ponto percentual. O candidato do PSB, Vanderlan Cardoso, que está na terceira posição, com 7,2% das intenções de votos, caiu 1,5 ponto percentual na comparação com a rodada anterior. O candidato do PT, o ex-prefeito de Anápolis Antônio Gomide, tem 5,9% das intenções, 0,7 ponto percentual a mais que o índice registrado na rodada anterior.

Os demais candidatos somam 0,9% das intenções de votos, apresenta a pesquisa. Os eleitores indecisos totalizam 13,9% e os que afirmam que anularão somam 6,4. Já 1,2% dos eleitores afirmam que não votará para governador. O Serpes entrevistou 801 eleitores em todas as regiões do Estado. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95%, ou seja, para cada 100 pesquisas realizadas com a mesma margem de erro, em 95 delas o resultado seria o mesmo.

Rejeição

Os índices de rejeição dos candidatos também variaram dentro da margem de erro da pesquisa entre um levantamento e outro, mostra o Instituto Serpes. Conforme o levantamento, 22,8% dos eleitores afirmam que não votariam em Marconi, diante de 16% que dizem que não votam em Iris. Na rodada anterior, eles apareciam, respectivamente, com 21,2% e 16% de rejeição.

A candidata do PCB, Marta Jane, aparece com índice de rejeição de 7%. Vanderlan tem 4,5% e Gomide, 6,9%. Weslei Garcia e Alexandre Magalhães têm, respectivamente, 4,9% e 5,4% de rejeição. De acordo com o levantamento, 47,2% dos eleitores dizem não rejeitar nenhum dos candidatos a governador.

Tucano cresce 3,5 pontos na espontânea

O governador Marconi Perillo (PSDB) ampliou em 3,5 pontos percentuais o índice de intenções de votos entre os eleitores na pesquisa espontânea, mostra a última rodada da pesquisa Serpes/O Popular, realizada entre os dias 8 e 12 de agosto e divulgada ontem. O tucano tem 30,5% das intenções, diante de 27% registrados no levantamento anterior, divulgado no dia 31 de agosto.

Com o resultado, Marconi está 12,8 pontos percentuais à frente do segundo colocado da disputa, o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB), que aparece com 17,7%. À exceção de Marconi, todos os demais candidatos tiveram oscilações dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 3,46 pontos percentuais, para mais ou para menos. Iris teve oscilação positiva de 1,8 ponto percentual.

Vanderlan Cardoso obtém 5,1% das intenções e Gomide tem 4%. A candidata do PCB, Marta Jane, tem 0,5% das intenções de votos. Alexandre Magalhães (PSDC) e Weslei Garcia (PSol) não pontuaram. Os eleitores indecisos totalizam 35,2% dos entrevistados da espontânea, 6% afirmam que anularão o voto e 1% diz que não votará.

*Marina cresce 3,6% na intenção de voto *

A ex-senadora Marina Silva (PSB) ampliou em 3,6% pontos percentuais a preferência entre os eleitores de Goiás na disputa pela Presidência da República e lidera com 8,6 pontos percentuais de frente sobre a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, no Estado. Marina tem 35,1% das intenções, diante de 26,5% da petista.

O senador Aécio Neves (PSDB) está em terceiro, com 20%. Na rodada anterior, divulgada em 31 de agosto, Marina tinha 31,5% das intenções e Dilma, 28,2% – as duas estavam tecnicamente empatadas dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 3,46 pontos percentuais, para mais ou para menos. Aécio tinha 18,5% das intenções.

Os demais candidatos à Presidência têm, juntos, 1,8% das intenções de votos. Os eleitores indecisos somam 10,9% dos entrevistados, 4,7% afirmam que votarão nulo e 0,9% afirma que não votará. O Serpes entrevistou 801 eleitores em todo o Estado.

A margem de erro da pesquisa é de 3,4 pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95%, ou seja, para cada 100 pesquisas realizadas com a mesma margem de erro, em 95 delas o resultado seria o mesmo.

Na espontânea, Marina tem 31,7% e Dilma, 24,3%. Aécio obtém 16,7%. No levantamento anterior, Marina tinha o mesmo índice da candidata petista, 25,2%. Aécio tinha 14,6%. Neste levantamento, o índice de indecisos é de 20,8%. No fim de agosto, eram 28,6%. A presidente Dilma lidera a rejeição dos eleitores goianos, com 29,7%. O índice é o triplo do manifestado em relação a Marina, tem 9,5%. Aécio tem rejeição de 6,4% e Pastor Everaldo, de 5,9%. A resistência aos demais candidatos não passa de 3,5%.

Apesar do resultado, Dilma conseguiu reduzir a rejeição entre os eleitores goianos. Na pesquisa anterior, ela aparecia com 33,7%. Aécio estava em segundo, com 12,5%. Marina manteve o índice. 

Candidato lidera dois cenários de 2º turno

Além da tendência de vitória já no primeiro turno da disputa para o Palácio das Esmeraldas, o governador Marconi Perillo (PSDB) lidera com folga os dois cenários de segundo turno simulados pela última pesquisa Serpes/O Popular, realizada entre os dias 8 e 12 de setembro. As frentes do tucano para os adversários são de 12,7 e 25,2 pontos percentuais, mostra o levantamento.

Na disputa contra Iris Rezende (PMDB), Marconi tem 46,7% das intenções, diante de 34% obtidos pelo peemedebista – vantagem de 12,7 pontos. Os eleitores indecisos somam 8,6% dos entrevistados, 8,7% afirmam que votariam nulo e 2% dizem que não votarão.

Na disputa contra Vanderlan Cardoso (PSB), o tucano tem exatamente o dobro das intenções de votos do pessebista. Marconi obtém 50,4% dos votos, diante de 25,2% do ex-prefeito de Senador Canedo. Os eleitores indecisos totalizam 9,7% dos entrevistados, 10,7% afirmam que anulariam o voto e 3,9% disseram que não votariam.

Por Helton Lenine | DM