em

Falta de água tem sido comum em Goiás

Nas últimas duas semanas, pelo menos 35 bairros da Região Metropolitana e 25 cidades do interior tiveram o abastecimento de água prejudicado                                                                                                              Imagem: Ilustração Desde o mês de setembro, moradores de várias localidades no Estado sofrem com problemas no abastecimento de água, o que tem gerado especulações sobre um possível […]

Nas últimas duas semanas, pelo menos 35 bairros da Região Metropolitana e 25 cidades do interior tiveram o abastecimento de água prejudicado

torneira sem agua-slejr3i                                                                                                             Imagem: Ilustração

Desde o mês de setembro, moradores de várias localidades no Estado sofrem com problemas no abastecimento de água, o que tem gerado especulações sobre um possível racionamento que estaria ocorrendo sem notificação à população.

A Saneago afirma que as paralisações se deram por questões pontuais como falta de energia em estações de tratamento e grandes estações elevatórias de água tratada ou rompimentos de rede. A empresa garante que o nível dos reservatórios de água que abastecem a Região Metropolitana de Goiânia e o interior de Goiás estão normais e dentro do previsto para o período de estiagem, portanto, não há previsão de racionamento de água.

Apenas a cidade de Goiatuba apresenta notificações relativas ao nível do manancial, e a Saneago declara que já está tomando as providências cabíveis e notificando a população para o consumo consciente de água. Em nota ela adverte toda a população do Estado a sempre em consumir água de forma consciente e moderada.

Respostas

De acordo com a Saneago, todos os problemas que ocasionaram as paralisações no fornecimento de água foram acidentes de ordem técnica. A Celg Distribuição informa que não existem problemas específicos no suprimento de energia elétrica às unidades elevatórias da Saneago. A distribuidora de energia de Goiás cita ainda que existe um canal de comunicação entre as áreas técnicas das duas companhias, capaz de informar quando uma unidade elevatória se encontra sem energia elétrica e essa informação é tratada de forma prioritária pela Celg.

Por questões técnicas, o sistema da Saneago não retoma o fornecimento de água imediatamente após o retorno do fornecimento de energia elétrica, fato que provoca uma demora na volta ao atendimento, ressaltam as empresas.

Ministério público

Caso algum cidadão se sinta lesado, ele pode acionar o Ministério Público para que seja analisada a possibilidade de investigação quanto às falhas no serviço prestado.

Saiba Mais

Bairros da Região Metropolitana

Aldeia do Vale

Araguaia

Bela Morada

Belo Horizonte

Caraíbas

Caravelas

Criméia Leste

Criméia Oeste

Cruzeiro do Sul

Garavelo

Goiânia II

Itaipu

Jardim Guanabara

Jardim Imperial

Jardim Mont Serrat

Jardim Planalto

Jd. Nova Esperança

João Paulo II

Morada do Sol

Norte Sul

Nova Era

Parque Amazonas

Parte do Buriti Sereno

Pedro Ludovico

Pôr do Sol

Real Conquista

Serra das Brisas

Solar Ville

Tropical

Vale dos Sonhos

Veiga Jardim

Vila Alzira

Vila Brasília

Vila Cristina

Vila Redenção

Cidades do interior

Alto Horizonte

Brazabrantes

Campos Verdes

Ceres

Crixás

Cumari

Formoso

Gameleira

Goianésia

Goianira

Inaciolândia

Indiara

Iporá

Itaberaí

Itaguari

Itapaci

Itapuranga

Marzagão

Mozarlândia

Mutunópolis

Nova América

Pires do Rio

Rio Verde

Silvânia

Valparaíso

 

Fonte: Saneago

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Mais de 335 mil pessoas são beneficiadas com água nos oito meses de 2014

Governo ficará com 55% dos R$ 9,92 bilhões arrecadados com o leilão 4G