em

Prefeito entrega 15 microônibus para o transporte escolar da capital

Benefício chega à Goiânia por meio do Programa Caminho da Escola, promovido pelo Governo Federal O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, entrega nesta quinta-feira, 20, às 9 horas, 15 novos micro-ônibus destinados ao transporte escolar dos alunos da rede municipal de ensino. A solenidade de entrega será realizada no pátio do Paço Municipal, localizado no […]

Benefício chega à Goiânia por meio do Programa Caminho da Escola, promovido pelo Governo Federal

Prefeito entrega 15 microônibus para o transporte escolar da capital. Foto: Folhaz
Prefeito entrega 15 microônibus para o transporte escolar da capital. Foto: Folhaz

O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, entrega nesta quinta-feira, 20, às 9 horas, 15 novos micro-ônibus destinados ao transporte escolar dos alunos da rede municipal de ensino. A solenidade de entrega será realizada no pátio do Paço Municipal, localizado no Park Lozandes. O benefício chega à Goiânia por meio de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que financia o Programa Caminho da Escola, criado pelo Governo Federal com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir a segurança e a qualidade ao transporte dos estudantes, além de contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos alunos matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais.

Cada veículo custou R$ 150 mil e a nova frota substituirá a parte da atual frota locada pela prefeitura. Todos os veículos possuem ar condicionado, sensor de estacionamento, câmera de marcha à ré, acessibilidade – com até quatro boxes para o transporte de cadeiras de rodas -, e capacidade para o transporte de até 24 pessoas.

Dois dos ônibus, os que têm quatro boxes, serão utilizados para o transporte dos alunos com necessidades educacionais específicas, atendidos nos Centros Municipais de Apoio à Inclusão (Cmai) da Capital. Um dos ônibus será destinado ao transporte das crianças que moram na zona rural e têm dificuldades com a distância das escolas. Os outros farão o transporte dos estudantes, desde que não haja vaga nas escolas existentes na região onde residem.

Atualmente, cerca de 2,4 mil alunos são transportados em 16 rotas organizadas pela Secretaria Municipal de Educação para atender os seguintes bairros: Residencial Jardins do Cerrado, Buena Vista, Santa Fé, Madre Germana e zona rural. O serviço é prestado com atenção a todas as normas de segurança e cada ônibus possui um monitor.

Investimento do Governo Federal
O Programa Caminho da Escola consiste na aquisição, por meio de pregão eletrônico para registro de preços realizado pelo FNDE, de veículos padronizados para o transporte escolar. Existem três formas para Estados e municípios participarem do Caminho da Escola: com recursos próprios, bastando aderir ao pregão; via termo de compromisso com o FNDE (no caso de Goiânia); ou por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que disponibiliza linha de crédito especial para a aquisição de ônibus e de embarcações novas.

(*Informações da Secom)

 

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Bruno e Marrone participarão do show de Julio Iglesias

Conheça as candidatas ao título de Musa das Torcidas do Brasileirão