Leitura: 5 minutos

Perímetro urbano de Goiânia receberá três viadutos. Acesso ao novo terminal do Aeroporto será entregue ainda neste ano

Foto: Divulgação/Secom
Foto: Divulgação/Secom

Os prefeitos de Goiânia e Aparecida de Goiânia, Paulo Garcia e Maguito Vilela, receberam nesta terça-feira, 12, o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues. Durante a visita, o auxiliar da presidenta Dilma Rousseff confirmou importantes obras viárias ao longo da BR-153, que visam melhorar o trânsito no perímetro urbano entre as duas cidades. No total, serão investidos cerca de R$ 500 milhões na implantação de viadutos, pontes e outras intervenções, além da construção do Anel Viário Leste, que desviará o trânsito da BR-153 para fora do espaço urbano de Goiânia e Aparecida.

Entre as obras confirmadas durante a visita do ministro está a construção de um viaduto que dará acesso ao novo terminal do Aeroporto de Goiânia, considerada entre todas como prioritária. A obra foi articulada pelo prefeito Paulo Garcia junto ao governo federal e esteve na pauta de deliberações entre o chefe do Executivo Municipal, o ministro da Aviação, Eliseu Padilha, e o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Gustavo do Vale, que estiveram em Goiânia no último dia 06 de abril.

Nos próximos dias, acontecerá, em Brasília, uma reunião técnica para definir valores de investimento, cronograma e detalhes da obra, que será, assim como as outras, executada pela concessionária da BR-153, Triunfo Concebra. “Vamos marcar uma reunião para a próxima semana com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), prefeito e poder legislativo, mas a concessionária já está tomando as providências”, disse o ministro dos Transportes, prometendo agilidade no processo. Segundo ele, estão faltando somente alguns projetos e autorizações, mas tudo vai caminhar bem e ainda nessa semana. “Em julho, já teremos autorizações para todas as obras”, garantiu.

O prefeito Paulo Garcia disse que a visita do ministro dos Transportes promoverá agilidade na execução do viaduto. “Acreditamos que, em novembro ou dezembro, devemos entregar a obra completamente pronta”, afirmou. Paulo lembrou ainda que, conforme a presidenta Dilma anunciou quando esteve em Goiânia, o cronograma das obras do aeroporto é seguido à risca e que as duas obras deverão ser entregues concomitantemente.

Outras obras
Será construído também um viaduto que sairá dos fundos da Celg e ligará a região Central à região Leste de Goiânia, que abriga um dos bairros mais populosos da capital, o Jardim Novo Mundo. “Essa obra sobre a BR é um desejo nosso e deverá ser autorizada já para o próximo semestre”, destacou Paulo Garcia.

De acordo com o engenheiro Antônio Basílio, responsável pelos projetos das obras ao longo da BR-153 no perímetro urbano de Goiânia e Aparecida, hoje, os moradores de bairros como Jardim Novo Mundo e Água Branca, que estão no setor Universitário, por exemplo, precisam passar pelo viaduto do Serra Dourada ou no trevo da Avenida Anhanguera, ambos com fluxo intenso de carros. “O novo acesso permitirá que essas pessoas atravessem esse trecho muito mais rapidamente”, ressaltou.

Outro viaduto será construído na divisa dos dois municípios, próximo ao trevo que dá acesso ao Parque das Laranjeiras. O local tem fluxo intenso de veículos e, segundo o engenheiro Antônio Basílio, grande parte do tráfego nada tem a ver com o viaduto. Quem quiser simplesmente sair de Aparecida e ir para Goiânia e vice-versa, passará a usar o novo acesso. “Temos pesquisas internas de origem e destino que indicam que, com o novo viaduto, vamos tirar 41% do tráfego do trevo do Parque das Laranjeiras. Assim, teremos um equilíbrio e ele voltará a ter o fluxo de veículos de 10 ou 15 anos atrás”, declarou Basílio.

Já o perímetro urbano da BR-153 em Aparecida de Goiânia receberá também um viaduto próximo ao centro da cidade e uma importante na baixada perto do Country Clube de Goiás. No local, serão construídas duas marginais, refeitas as duas pistas principais e implantados quatro pontos com vão livre para escoamento de água. O engenheiro lembra que hoje existe um bueiro feito nos anos 50 e que não suporta mais as fortes chuvas. Todas as obras serão feitas de modo que não interrompam o tráfego na BR-153, causando o mínimo de transtorno possível.

Anel Viário Leste
Durante sua visita a Goiânia, o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, confirmou também sobre a construção do Anel Viário Leste, que deverá ser entregue nos próximos dois anos. “Essa (BR-153) é uma via urbana. Em período de maior tráfego, há um congestionamento intenso. Assim que o anel ficar pronto, essa via se tornará de fluxo rápido para Goiânia e Aparecida”, comemorou Paulo Garcia.

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, lembrou que as prefeituras dos dois municípios só assumirão a manutenção da atual BR, que se transformará em uma grande avenida, depois que o governo federal fizer os viadutos necessários e as pontes na baixa do Country Clube. “A engenharia na qual estamos trabalhando resolve definitivamente todos os problemas do Ministério dos Transportes, da ANTT e das duas prefeituras”, enfatizou.

Por Denise Ribeiro – Secom