Leitura: 5 minutos

Novo projeto abrange arborização, iluminação, corredores com piso de concreto e granito, e o monumento Eu Amo Goiânia

Praça do Sol. Foto: Divulgação
<span> <span style=font family arial helvetica sans serif font size 10pt>Praça do Sol Foto Divulgação<span>

Os serviços de revitalização da Praça do Sol, no setor Oeste, já são visíveis para quem passa pelo local. Proposto pela Prefeitura e executado pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), por meio de uma parceria com a iniciativa privada, a praça receberá novo conceito arquitetônico e paisagístico e será modelo de requalificação sustentável e contemporânea.

A praça possuiu uma área de 12.597,21 m² e será dividida em vários ambientes caracterizados como raios de Sol, em alusão ao nome da praça. O primeiro será o espaço cultural de 646,29 m², com piso de concreto drenante na cor amarela, que receberá uma arquibancada em alvenaria revestida de granito vermelho flameado.

O local também receberá o monumento EU AMO GOIÂNIA. Elaborada com letras caixa alta em chapa metálica com pintura eletrostática nas cores vermelha e branca, a proposta visa proporcionar aos visitantes a demonstração de afinidades com a cidade de Goiânia, além de incrementar o turismo urbano.

Nos demais ambientes serão implantados um parque infantil de 390,03 m², com piso em placas de borracha anti-impacto e drenante, nas cores azul e verde, com brinquedos adaptados para crianças com deficiência; uma academia ao ar livre de 565,78 m², com piso de concreto drenante na cor vermelha e equipamentos de ginástica adaptados aos portadores de necessidades especiais; além de um espaço reservado para os animais de estimação, denominado de pet place, com 487,55 m² e equipamentos para atividade física, lazer e adestramento dos animais.

De acordo com o presidente da Companhia, Edilberto Dias, a Praça do Sol será a primeira da Capital a receber este tipo de piso e será um dos principais cartões postal da cidade. ‘A nova praça será um marco urbanístico em Goiânia, pois une lazer, diversão, trabalho, turismo, sustentabilidade, acessibilidade e inovação. Uma obra que será referência para a história de Goiânia e um marco na gestão do prefeito Paulo Garcia’, ressaltou.

Arborização
Conforme as arquitetas Yara Hasegawa e Mercêdes Brandão, autoras do projeto, a nova Praça do Sol possui uma composição paisagística harmônica e de comunicação entre as espécies arbóreas de grande porte e de identidade da praça, como as Barrigudas, Flamboyants e Sibipirunas e as novas que serão introduzidas.

Respeitando a proposta contemporânea e o projeto paisagístico de não supressão de plantas, os Jacarandá, Ipês e outras frutíferas foram relocadas e agrupadas em um dos canteiros próximo ao playground. As Macaúbas serão replantadas no contorno do playground e pet place. Já o desenho central será valorizado com um facho de luz amarela – quando floridas – com 14 unidades de Chuva-de-outra, somado ao conjunto de novas árvores, tais como Cássia-mimosa, Pata de vaca branca, Ipê amarelo, Jacarandá mimoso, Jerivá e trepadeiras.

Segundo Mercêdes Brandão, serão 45 novas unidades de árvores ornamentais, mais algumas especiais de arbustivas de pequeno porte e forrações e gramíneas que irão compor toda nova proposta de plantio da praça. “Para a escolha, foram levadas em consideração as plantas nativas do Cerrado goiano e manutenção máxima das existentes”, acrescentou.

Segundo o Edilberto Dias, das dezenas de árvores da praça, somente seis Mongubas tiveram que ser retiradas, mediante laudo técnico da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA).

Iluminação
Visando iluminar bem o ambiente sem agredir a vegetação, lâmpadas de led serão utilizadas nos postes, arandelas e refletores externos e embutidos no piso. Nas calçadas do passeio serão implantados 28 postes com uma e duas pétalas; na área da escultura serão quatro postes; já na academia serão dois e no espaço dos pit-dogs três unidades.

O espaço cultural receberá seis projetores embutidos no chão e nos pergolados serão quatro refletores. As dezenas árvores receberão uma projeção de luz diferenciada. Serão 39 projetores anexados em pontos específicos nas cores: Branca, âmbar, azul, vermelho, verde e roxo.

Calçadas
A Praça do Sol é uma das principais da região e recebe todos os domingos a Feira do Sol, conhecida nacionalmente pela variedade de mercadorias comercializadas. Neste período de obras, a feira será realizada nas ruas 13 e João de Abreu. A decisão foi acordada entre os feirantes e representantes da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT).

Após a conclusão da obra a feira passará a funcionar somente nas calcadas que contornam a praça. As calçadas serão alargadas em um metro e meio, com novos pontos de energia subterrânea, adequadas para receber os feirantes. O local também receberá novas vagas de estacionamento, com espaço reservado para portadores de necessidades especiais e pessoa idosa.

Por Hacksa Oliveira