em

Prefeitura de Goiânia realiza Dia D de vacinação contra influenza

Secretaria Municipal de Saúde pretende alcançar 316.974 pessoas até o dia 26 de maio. Na Capital, 167.248 pessoas ainda precisam tomar a vacina

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia realiza neste sábado, 13, o Dia D de vacinação contra influenza. Ao todo, 74 postos de vacinação estarão abertos das 8 às 17 horas para atender as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários. Nas primeiras semanas da campanha de vacinação, iniciada no dia 17 de abril, 149.726 cidadãos foram imunizados, aponta balanço parcial da Prefeitura de Goiânia.

Devem tomar a vacina profissionais de saúde, idosos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de 6 meses a menores de 5 anos, portadores de doenças crônicas, professores, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. “Para ampliar a vacinação dos goianienses mais 37 postos de vacinação serão abertos amanhã para que a meta de imunização seja alcançada”, ressaltou o superintendente de Vigilância em Saúde, Robson Azevedo.

SMS pretende alcançar 316.974 pessoas até o dia 26 de maio. Na Capital, 167.248 pessoas ainda precisam tomar a vacina, que protege contra a influenza. De acordo com o Ministério da Saúde, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em, aproximadamente 50% nas doenças relacionadas à influenza. Os professores são os próximos a receberem a vacina. A campanha para eles acontece de 15 a 19 de maio. Em seguida, o cronograma prevê doses para a população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A proteção da vacina tem a durabilidade de aproximadamente 12 meses. Portanto, quem tomou ano passado está com a proteção acabando ou já inexistente e precisa tomar nova dose. Em 2016, Goiânia teve surto de casos com internações e óbitos por todo o país e a meta de vacinação foi atingida para todos os grupos. Este ano a procura está menor em relação ao ano passado. Uma das possíveis causas do elevado número de casos em 2016, pode ser resultado da baixa procura pela vacina nos anos de 2014 e 2015.

A população dos grupos de risco podem procurar as unidades de saúde mesmo que já tenha passado a data específica para se vacinar. Caso sobrem doses, pessoas que não fazem parte dos grupos de risco mas que estão mais expostas à influenza, como por exemplo motoristas de ônibus, serão priorizados.

Cronograma

Locais de vacinação

Serviço:
Assunto: Dia D de vacinação contra Influenza
Data: Sábado, 13 de maio
Horário: 08 às 17 horas

Por Roberta Rodrigues

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Micareta de Feira de Santana 2015

Mais 49 atrações já estão confirmadas na Micareta de Feira de Santana

Presentes gift

Dicas da PROTESTE para ajudar a escolher o presente do Dia das Mães sem estourar o orçamento