em

393 postos disponibilizam vacina contra raiva neste sábado em Goiânia

Prefeitura espera imunizar cerca de duzentos mil cães e gatos. Imunização é gratuita. Participação dos goianienses é fundamental para manter a cidade livre da doença

Os 393 postos de vacinação da Campanha contra a Raiva já estão munidos de vacinas, seringas, agulhas e todo o material necessário para proteger cães e gatos dessa zoonose viral que atinge animais e seres humanos e pode matar. Das 8 às 17 horas deste sábado, dia 23, a Prefeitura de Goiânia disponibiliza de forma gratuita imunização antirrábica em todas as regiões da capital. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é imunizar cerca de duzentos mil cães e gatos. Os esforços são pela erradicação da doença cuja taxa de mortalidade é de quase 100%.

“Há postos de vacinação em diferentes endereços para atender todos os animais da cidade”, destaca a gerente de Controle Populacional da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, Catarina Rates. As vacinas estão disponíveis para cães e gatos com idade superior a três meses e que estejam em boas condições de saúde. “A participação dos goianienses é fundamental para manter a raiva sob controle”, pontua a gerente.

Os animais são hospedeiros, reservatórios e transmissores da doença. A raiva pode ser transmitida pelo contato da saliva contaminada com o vírus com a pele ferida ou mucosas por meio de mordedura, arranhões ou lambedura. Até agosto de 2017, a Diretoria de Vigilância em Zoonoses da SMS já realizou 815 visitas técnicas domiciliares para observar animais que agrediram pessoas e cerca de cinco mil casos já foram monitorados por telefone. “Os números reforçam a importância da adesão das pessoas à Campanha Antirrábica no município”, explica Catarina Rates.

A vacina contribui diretamente para manter a doença controlada e evitar casos de raiva na Capital. Durante a ação do ano passado foram vacinados 182 mil cães e gatos em Goiânia. A abertura oficial da Vacinação deste sábado será às 8 horas no Centro de Saúde do Parque Amazônia, região sul da capital. Cerca de duas mil pessoas trabalharão durante todo o sábado, 23, para vacinar os animais. Entre os participantes estão médicos veterinários, agentes de combates a endemias, agentes comunitários de saúde, voluntários, estudantes de Veterinária e Enfermagem e representantes dos Escoteiros do Brasil. Além da vacina, quem procurar o posto da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (UFG) no Campus Samambaia, na região Norte de Goiânia, também será orientado sobre as principais doenças que os animais podem transmitir aos homens.

SERVIÇO:
Assunto: Campanha de Vacinação Antirrábica
Data: sábado, 23 de setembro de 2017
Horário: 8 às 17 horas
Locais: confira aqui a lista com os postos de vacinação antirrábica
Informações para imprensa: 3524-1511

Por Pedro Ferreira

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Oktoberfest_at_night

Roteiro Oktoberfest: planeje a sua viagem

estresse, trabalho, work-management-907669_1280

No dia nacional de combate ao estresse, aprenda 10 sugestões para a viver mais leve