em

Treinamento funcional no Parque da Vizinhança II em Goiânia, auxilia no tratamento da depressão

Atividades recuperam saúde física e mental da comunidade local e estreitam laços afetivos dos alunos

Treinamento funcional no Parque da Vizinhança II auxilia no tratamento da depressão
Foto: Divulgação

“O corpo alcança o que a mente acredita”, este é o slogan estampado nas camisetas dos alunos de treinamento funcional do professor Robson Lacerda, no Parque Municipal Odilon Soares (Parque da Vizinhança II), localizado no setor Faiçalville. Há seis anos trabalhando com atividades físicas para adultos na rede municipal, o professor estreou no parque em março deste ano.

Dentre as atividades desenvolvidas, Robson trabalha principalmente com os treinos funcionais, variando, também, entre aulas de pilates e de caminhada. Com início às 7h da manhã, os alunos que participam das turmas contam com aparelhos de ginástica, avaliações físicas mensais e acompanhamento individual, de acordo com a especificidade de cada pessoa.

“Eu busco muita informação. Em todas atividades que vou fazer com elas (alunas), costumo dizer para quê cada exercício é trabalhado. Sempre peço um exame de esteira e um laudo cardiológico para os alunos que chegam. A partir daí eu faço uma adaptação dos exercícios, em cima do Princípio da Sobrecarga, que é a evolução da execução dos exercícios de acordo com a fisiologia de cada um”, conta o professor.

Além da melhoria na saúde física, as turmas de funcional funcionam como uma verdadeira terapia, ajudando, inclusive, no tratamento da depressão. É o que conta Wéllina Gonçalves, de 41 anos. A enfermeira é aluna do professor Robson desde o início do projeto e salienta a importância que as atividades físicas tiveram em uma fase crítica de sua vida, quando foi diagnosticada com depressão e iniciou tratamento.

Treinamento funcional no Parque da Vizinhança II auxilia no tratamento da depressão
Foto: Divulgação

“Estava num processo de tratamento de depressão, foi quando iniciei as atividades físicas aqui. Tenho conseguido vir todos os dias e tive um enorme progresso no meu tratamento e na minha saúde. Tenho perdido peso, minha autoestima elevou. Não tem coisa melhor que você vestir uma roupa que não conseguia antes, brincar com seus filhos. Além disso, essa interação que nós temos aqui é muito boa, fortalecemos nosso vínculo e nossa amizade”, destaca.

Para a massoterapeuta aposentada Maria Tavares, de 70 anos, as aulas de funcional foram e são fundamentais para a qualidade de vida e realização de atividades do cotidiano. “Acho fundamentais os exercícios. Desde que aposentei, eu parei com as atividades físicas, e sentia como se eu estivesse atrofiando. Depois que voltei, senti uma diferença enorme nas atividades do dia a dia, faço coisas que nem minhas filhas fazem”, narra a aposentada, aos risos.

Atualmente, as turmas do professor Robson têm 27 alunos matriculados, mas ele salienta que esse número não é fixo, visto que toda semana chegam pessoas novas interessadas em conhecer as atividades realizadas no parque. As modalidades são divididas entre os dias da semana: às segundas, quartas e sextas, as aulas são de caminhada e pilates. Às terças e quintas, de caminhada e treinamento funcional. Para a realização da matrícula, é necessário procurar o professor.

Por Núbia Alves

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Prefeitos baianos fazem paralisação e marcha em Salvador quinta (26)

Prefeitos baianos fazem paralisação e marcha em Salvador quinta (26)

Com cofres quebrados, prefeitos fecham as portas das prefeituras e fazem manifestação em Salvador

Com cofres quebrados, prefeitos fecham as portas das prefeituras e fazem manifestação em Salvador