em

Imas reduz prazo para pagamento dos credenciados pessoa-física

Prazo contratual para pagamento dos serviços é de 70 dias, mas o plano de saúde dos servidores do município de Goiânia já está pagando a competência de dezembro de 2018 para todos os prestadores cadastrados como pessoa-física

Foto: Prefeitura de Goiânia

O Instituto de Assistência à Saúde e Social dos Servidores Municipais de Goiânia (Imas), seguindo orientações do prefeito Iris Rezende e da diretoria do órgão, iniciou na última segunda-feira, 28, o pagamento das faturas apresentadas pelos prestadores de serviços credenciados como pessoa-física (médicos, odontólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos), referente à competência dezembro de 2018, antecipando o prazo previsto em contrato, que é de 70 dias.

De acordo com o presidente do Imas, Sebastião Peixoto Moura, a redução substancial no prazo de pagamento dos serviços prestados pelos seus credenciados deve-se a um intenso e árduo trabalho desenvolvido por servidores e colaboradores do órgão, visando colocar todos os processos de credenciamento em dia.

“Em 2017, quando assumimos esta incumbência do Prefeito, encontramos uma situação caótica, com mais de seis meses de atraso nos pagamentos e praticamente todos os contratos vencidos, seja por prazo ou saldo, ocasionando o pagamento de quase 40 milhões em indenizações”, diz Sebastião.

De acordo com o presidente, a realidade do Imas hoje é outra e, como os pagamentos estão normalizados, foi conquistada a confiança dos prestadores, o que motivou, inclusive, grande procura de novos profissionais solicitando o credenciamento junto ao instituto.

“Fizemos nosso dever de casa e agora estamos colhendo bons resultados. Mesmo com todas as dificuldades operacionais, com as estruturas física e de pessoal aquém das nossas necessidades, trabalhando nos finais de semana, feriados e pontos facultativos, estamos conseguindo fazer a gestão do nosso Plano de Saúde ser referência e modelo para instituições semelhantes”, afirma Peixoto.

Conforme esclarece o gerente de Finanças e Contabilidade do Imas, Paulo Roberto Carrion, o prazo previsto em contrato para que ocorra o pagamento das faturas é de 70 dias. No entanto, com a agilidade nos procedimentos de auditoria e execução financeira, foi possível regularizar os pagamentos devidos aos credenciados e reduzir o prazo para quitação das faturas, algo inédito no mercado de planos de saúde no Brasil.

“Estamos conseguindo pagar os prestadores com menos de 30 dias após o protocolo da fatura, algo inédito no mercado. Temos a certeza de que conseguiremos, mesmo com os trâmites burocráticos atinentes à administração pública, manter a regularidade dos repasses e inaugurar uma nova era para o Imas enquanto plano de saúde e importante patrimônio do servidor público municipal”, ressalta, lembrando do importante papel desempenhado pela Controladoria Geral do Município no processo como um todo.

O total faturado hoje pelos prestadores do IMAS é de cerca de 10 milhões mensais. Os usuários contam com uma ampla rede credenciada, com 295 prestadores pessoa-física e 229 pessoa-jurídica, cobrindo as mais diversas especialidades. O total de beneficiários assistidos pelo Plano, hoje considerado o 3º maior do Estado de Goiás, é de 81.936 usuários, sendo 34.266 titulares, 40.411 dependentes e 3.295 agregados.

(*Com informações de Cloves Reges)

Da Folha Geral, em Goiânia*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Procon Bahia

Procon-BA divulga balanço de ações da Operação volta às aulas

Eduardo Villela

Cinco sinais de que chegou o momento de escrever seu livro