em

Prefeitura de Goiânia inicia obras em parques

Trabalho nas unidades de conservação é realizado por servidores da Agência Municipal do Meio Ambiente e Companhia de Urbanização de Goiânia

Mauro Júnio

A Prefeitura de Goiânia, em parceria com a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), está realizando obras em diversos parques da capital goiana. Os trabalhos são realizados simultaneamente nas unidades de conservação da Lagoa (Parque Industrial João Braz), Vaca Brava (Bueno), Areião (Padro Ludovico), Carmo Bernardes (Parque Atheneu) e Taquaral (Goiânia Viva). A previsão é de ampliar os serviços para todas as áreas verdes da capital goiana.

Conforme o presidente da Amma, Gilberto Marques Neto, os serviços consistem na recuperação dos calçamentos, bancos, lixeiras, parquinhos, estações de ginástica, além de podas, roçagem e replantio de árvores nativa do Cerrado. “Conforme o cronograma que estabelecemos, todos os 42 parques da Capital serão contemplados”, disse, acrescentando que nos parques Cascavel (Parque Amazônia), Fonte Nova (Jardim Fonte Nova), Leolídio di Ramos Caiado (Goiânia II) e Nossa Morada (Residencial Nossa Morada) os trabalhos já foram realizados.

No caso do Parque Areião, de acordo com o presidente da Amma, a Vila Ambiental, que é utilizada para realização de ações de educação ambiental com estudantes de Goiânia, já foi revitalizada. “Os trabalhos agora avançaram para o restante da unidade de conservação e em breve entregaremos à população o parque totalmente revitalizado”, completa. Gilberto Marques Neto comentou ainda que o lago do Parque Carmo Bernardes está passando por desassoreamento.

Nesta semana, outras unidades de conversação estão recebendo manutenções, como o Vaca Brava, onde a pista de caminhada e o parque infantil estão sendo totalmente reformados. No local, servidores da Comurg também estão implantando um novo paisagismo na área do parque. Além do Vaca Brava, o parque Taquaral também recebe intervenção, que é a retirada da ponte da unidade de conservação que estava com a estrutura condenada. “O local foi sinalizado nos dois lados para evitar que os frequentadores se acidentem e uma nova ponte será instalada no local”, sublinha Gilberto Marques Neto.

A Amma também está realizando uma restauração completa do Parque da Lagoa, que fica no Parque Industrial João Braz. Esse trabalho envolve a reforma do parquinho e dos aparelhos de ginástica, os quais já foram pintados. Outra ação da Amma é na lagoa do parque, que terá sua profundidade aumentada visando evitar que no período de estiagem o volume de água diminua e deixe de ser um dos belos atrativos do parque.

“A calçada em volta do parque, que é usada pelos moradores para suas caminhadas matinais e vespertinas, também será restaurada”, revela o presidente da Amma, salientando que partes dela estão danificadas por raízes das árvores. “A recuperação será feita de maneira a poupar a vida das árvores, que são algo precioso dos parques, os quais nem poderiam ter tal nome sem elas”, pontua. O Bosque dos Buritis e o Lago das Rosas também vão receber as intervenções por parte da Amma e Comurg e os serviços serão realizados até o final deste semestre.

Prefeitura de Goiânia inicia obras em parques
Foto: Divulgação

Da Folha Geral, em Goiânia*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Saneago

Dois ex-governadores são investigados por desvios na Saneago

Coluna-da-TV-A-Tarde-e-Show-Pauta-Pet-Marco-2019

Programa A Tarde é Show com Nani Venâncio