em ,

Educação e Cultura desenvolvem projeto com núcleos musicais na rede municipal de ensino

Parceria entre as pastas possibilitam desenvolvimento e manutenção de bandas marciais em unidades educacionais

Núbia Alves

Foto: Benjamin Bagmanian e Hágabe Carvalho
Foto: Benjamin Bagmanian e Hágabe Carvalho

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), desenvolve projeto com núcleos musicais em instituições de ensino municipais de Goiânia. A parceria entre as pastas possibilita o desenvolvimento e manutenção de cinco bandas marciais compostas por cerca de 150 alunos da rede, distribuídos nos Ciclos I, II e III do Ensino Fundamental.

As bandas marciais são grupos de músicos instrumentais que tradicionalmente se apresentam ao ar livre, incorporando movimentos corporais típicos de marchas em suas performances, possuindo, assim, também um corpo de baile. Nas escolas da Capital, o trabalho é coordenado pelo professor Cléber Pierre Gonçalves, da SME, e monitorado por servidores da Secult. Cléber conta que as aulas se dividem em musicalização, que é a teoria musical, e a parte prática, na qual as crianças tocam os instrumentos.

O projeto com as bandas marciais foi retomado na atual gestão e os grupos já participaram de diversos eventos, como desfiles cívicos, mostra pedagógica, festividades escolares, campeonatos e por último do Encontro de Bandas Marciais – Banda em Evidência, realizado no mês de março na Universidade Federal de Goiás. Nele, bandas de várias escolas do Estado puderam se apresentar, cada unidade passou a conhecer o trabalho dos colegas, com incentivo à socialização e formação de plateia.

As aulas dos núcleos musicais acontecem todos os dias em cinco unidades de ensino, no intraturno dos alunos (hora do almoço ou final da tarde), são elas: Escola Municipal Jardim Nova Esperança, Escola Municipal Joel Marcelino, Escola Municipal Ernestina Lina Marra, Escola Municipal Percival Xavier Rabelo, Escola Municipal Trajano de Sá Guimarães, Escola Municipal Arcebispo Dom Emanuel e Escola Municipal Santa Terezinha.

Coral Vozes em Canto

O carro-chefe dos projetos envolvendo música e canto na rede municipal de ensino é o Coral Vozes em Canto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), por meio da Gerência de Projetos Educacionais. Criado há mais de dez anos, o Vozes em Canto é desenvolvido em nove instituições de ensino municipais da Capital, espalhadas pela cidade, totalizando cerca de 450 alunos envolvidos, dos Ciclos I e II do Ensino Fundamental.

Como tradição, os alunos participantes do projeto se apresentam em diversos eventos da Prefeitura de Goiânia e parceiros, como abertura e encerramento da Campanha Papai Noel dos Correios, Mutirões, Cantata de Natal, Musical da SME, Festival de Arte Educação e Mostra Pedagógica.

Da Folha Geral, em Goiânia*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Ilustração. Foto: Divulgação

Procedimentos de harmonização facial transformam o rosto sem cirurgias

Foto: Divulgação / RL Assessoria

Recayd Mob estreia no Multishow com o sucesso “Nicole Bahls”