em

Construção da nova fábrica da Bem Brasil, em Perdizes, aquece o setor de serviços na região

Nova indústria de batatas pré-fritas congeladas recebeu investimentos da ordem de R$ 200 milhões e desencadeou a geração de 1400 novos empregos diretos e indiretos. O aumento da produção será de mais 150 mil toneladas de batatas pré-fritas congeladas/ano. A soma da produção das duas unidades perfaz 250 mil toneladas/ano. Isso representa 55% do mercado nacional, que é de 425 mil toneladas

Construção da nova fábrica da Bem Brasil, em Perdizes, aquece o setor de serviços na região
Foto: Divulgação

A Bem Brasil, maior fábrica de batatas pré-fritas congeladas do país, se prepara para a inauguração de sua segunda unidade fabril no estado de Minas Gerais. A nova fábrica será inaugurada oficialmente em 16 de fevereiro de 2017, onde são esperadas as presenças de autoridades governamentais nos âmbitos federal, estadual e municipal. A fábrica fica no município de Perdizes, a 50 km de Araxá, onde está a primeira fábrica da empresa.

Demandas atípicas

Os hotéis e pousadas têm registrado um volume de ocupação nos últimos dois anos sem precedente por um período tão longo, reflexo das demandas para a montagem do empreendimento. Um complexo desse porte exige, além dos materiais básicos de construção, uma infinidade de máquinas e equipamentos sob medida para as instalações, o que tem levado rotineiramente ao município e cidades vizinhas centenas de técnicos, executivos e demais stakeholders de diversas áreas envolvidos no projeto, garantindo, assim, excelentes níveis de ocupação nesses estabelecimentos.

Na Pousada do Arthur, no Centro de Perdizes, a cerca de 20 quilômetros da nova unidade fabril, o crescimento médio verificado está em torno de 40% desde o começo das obras, com média de ocupação dos leitos dos 14 quartos entre 80% e 90%. O Recanto Hotel e Restaurante, no município vizinho, Santa Juliana, distante 40 quilômetros, a lotação dos 33 apartamentos, sendo 18 de luxo, tem sido máxima sempre, a ponto de indicarem a demanda excedente a outras hospedarias. Já no Hotel e Pousada Novo Horizonte, também na região central de Perdizes, a construção da fábrica foi decisiva para reduzir os efeitos da crise econômica nos negócios.

“O ano de 2015 e, principalmente, 2016, foram muito ruins por causa da crise, mas sem essa obra teriam sido muito piores para a nosso hotel e pousada e para toda a cidade”, garante Jose Eleutério, proprietário do Novo Horizonte com capacidade para hospedar entre 80 e 100 pessoas nas duas unidades. “Além de estarmos sempre com todas as reservas preenchidas, os negócios têm sido excelentes também para o nosso restaurante, que atende aos hóspedes e também é aberto para os consumidores externos. O movimento cresceu muito porque muitas pousadas e hotéis não oferecem serviço de alimentação”, diz Andreza da Fonseca Norberto, nutricionista que integra também o quadro de gerência do Recanto.

Investimentos

Por desse aumento de demanda, Artur Antônio Magalhães, proprietário da Pousada do Artur, planeja investir na construção de um bar e lanchonete, além de ampliar o estabelecimento em ao menos mais três quartos. “Acredito que o movimento por causa da montagem da fábrica é maior, mas creio que não irá diminuir tanto após o início da operação porque a Bem Brasil terá de se relacionar com fornecedores e clientes, o que continuará sendo ótimo para toda a região”, afirma Magalhães. O Recanto Hotel e Restaurante também tem planos de longo prazo de expandir a oferta entre 10 e 20 apartamentos, contemplando individual, duplo e triplo, segundo Andreza Norberto.

Empreender é cidadania
Para João Emílio Rocheto, diretor presidente da Bem Brasil, o país precisa de iniciativas que gerem emprego e renda, e especialmente, fora dos grandes polos industriais, pois fomentam a permanência do trabalho no campo, fixam jovens talentos no eixo em torno do empreendimento e valorizam as pessoas naquilo que elas têm de mais caro, que são suas raízes e seus círculos familiares. “As crises passam! Como empresário, eu mesmo já passei por inúmeras, e creio que todas as pessoas que são empreendedoras também tenham suas histórias de superação a contar. A mensagem que eu gostaria de passar a cada uma das personagens que vêm atuando para a conclusão deste grande desafio é que planejamento e gestão sustentável servem para nos ajudar a enfrentá-lo com mais firmeza. Parceria, comprometimento e uma busca permanente por inovação nos fazem mais fortes diante dos desafios externos”.

Sobre a Bem Brasil

A Bem Brasil, fabricante 100% brasileira de batata frita congelada e flocos desidratados de batata, foi fundada em dezembro de 2006, em Araxá, Minas Gerais, com investimento de R$ 50 milhões. Atualmente, a fábrica produz mais de 100 mil toneladas por ano de batata frita congelada, tem cerca de 300 colaboradores e ocupa a liderança de varejo nacional, dentre os fabricantes nacionais, além de vigorar entre as marcas mais consumidas no país, fazendo frente competitiva a grandes marcas mundiais em seu segmento. Em 2017, a marca inaugurará uma segunda unidade fabril, desta vez no município de Perdizes, a 50 km de Araxá, e se prepara para produzir 250 mil toneladas de batata/ano, dobrando o número de empregos diretos e indiretos gerados na região.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

C3 Tech apresenta novos modelos de headsets para gamers

C3 Tech apresenta novos modelos de headsets para gamers

Sambódromo siliconado