em

Sinal analógico será desligado em BH a partir de 08/11

O Grupo de Implantação da TV Digital (GIRED) decidiu na manhã desta terça-feira, dia 07/11, propor ao Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, que o desligamento do sinal analógico de TV em Belo Horizonte tenha início a partir desta quarta-feira, dia 08, e prossiga até 22 deste mês. O grupo constatou […]

O Grupo de Implantação da TV Digital (GIRED) decidiu na manhã desta terça-feira, dia 07/11, propor ao Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, que o desligamento do sinal analógico de TV em Belo Horizonte tenha início a partir desta quarta-feira, dia 08, e prossiga até 22 deste mês. O grupo constatou que faltou apenas 0,7 ponto percentual para o atingimento do percentual mínimo de 90% de domicílios com sinal digital, para que o desligamento pudesse ser realizado.

O grupo também decidiu antecipar de 28/11/2018 para 14/08/2018 a data de desligamento do sinal analógico nas capitais da região Norte do país: Boa Vista (RR), Macapá (AP), Palmas (TO), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC). O objetivo foi evitar que ele coincidisse com o período eleitoral no país.

A pesquisa do Ibope constatou que cerca de 10% dos domicílios em Belo Horizonte ainda utilizam sinal analógico. A pesquisa foi realizada em Belo Horizonte e nos 38 municípios do entorno entre os dias 24/10 e 04/11. A amostra de Belo Horizonte contou com 1.078 entrevistas, e no entorno foram realizadas 1.526 entrevistas.

A digitalização da TV aberta irá proporcionar maior qualidade de som e imagem, além de trazer outras vantagens, como a interatividade. Com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta em tecnologia analógica. Essa radiofrequência será utilizada para ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia e internet de quarta geração (4G LTE) de maior velocidade no Brasil.

O sinal será desligado nos seguintes municípios de Minas Gerais: Araçaí, Baldim, Betim, Brumadinho, Cachoeira da Prata, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Fortuna de Minas, Funilândia, Ibirité, Igarapé, Inhaúma, Itaúna, Jequitibá, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, São José da Varginha, Sarzedo, Sete Lagoas, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.

A previsão do GIRED é que o próximo desligamento será realizado no interior de São Paulo (Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos e Vale do Paraíba) no dia 29/11 e no ano que vem, o desligamento do sinal deverá ser realizado na região Sul (Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre), no dia 31/01.

A EAD é responsável por distribuir conversores de TV Digital e antenas de recepção às famílias beneficiárias dos programas sociais do Governo Federal. Os interessados devem agendar a retirada do kit gratuito no site http://www.sejadigital.com.br/home.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

CPT

NOTA: Cansado do descaso das autoridades, o povo de Correntina reage em defesa das águas

Mais de 600 mil alunos da rede estadual devem renovar a matrícula para 2018

Mais de 600 mil alunos da rede estadual devem renovar a matrícula para 2018