em

Sedese ultrapassa meta e qualifica profissionais de todos os territórios de Minas

Capacitações no âmbito da assistência social alcançam 99% dos municípios mineiros. Meta de qualificações foi ultrapassada

Gestores, trabalhadores e conselheiros municipais de assistência social participaram da qualificação em Belo Horizonte
Gestores, trabalhadores e conselheiros municipais de assistência social participaram da qualificação em Belo Horizonte. Foto: Carlos Alberto/Imprensa MG

Até novembro de 2017, mais de 26.700 gestores, trabalhadores e conselheiros municipais de assistência social haviam participado de ações de capacitação e apoio técnico promovidas pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), que atingiram 847 municípios de todos os 17 Territórios de Desenvolvimento do Estado, segundo dados do portal MG Planeja. Isso significa que a meta estabelecida para os anos de 2016, 2017 e 2018, que era alcançar 24 mil qualificações, foi ultrapassada em pouco mais de 11%, a um ano do prazo final.

As capacitações integram o Programa Qualifica Suas, lançado em agosto de 2015, que busca qualificar gestores, conselheiros, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas), por meio de assessoramento e apoio técnicos, a fim de melhorar a qualidade dos serviços e benefícios de assistência social ofertados à população. Desde 2016, mais de R$ 8,9 milhões foram investidos no programa.

Entre as qualificações realizadas em 2017, estão:

Foto: Divulgação

Por todo o estado

Segundo a subsecretária de Assistência Social, Simone Albuquerque, a importância do Capacita Suas consiste em descentralizar o serviço socioassistencial prestado à população. “A capacitação é regionalizada e de forma continuada. A proposta de qualificação, elaborada a partir do fazer dos trabalhadores e conselheiros da assistência social, atinge 21 polos de capacitação pelo estado, conforme as especificidades de cada município”, afirma.

Um dos municípios capacitados foi Águas Vermelhas, a 775 km de Belo Horizonte. Na opinião de Francianny Bezerra, técnica do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e representante dos trabalhadores no CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) da cidade, que participou do curso Introdução ao Exercício do Controle Social do Suas, a qualificação contribuiu para a melhora dos serviços prestados.

“A capacitação ajudou muito, porque a participação e o controle social são amplos, e não tínhamos a dimensão do que eram algumas coisas, as necessidades. Então, serviu para dar uma noção maior da responsabilidade e o papel que temos, que não é apenas executar a política pública, mas também monitorar e fiscalizar”, disse, destacando que os cursos qualificaram o debate e a participação social dos usuários no conselho.

2018

Apesar da meta já ter sido alcançada, mais ações estão planejadas para 2018. De acordo com a Subsecretaria de Assistência Social (Subas), está prevista a realização dos cursos Atualização sobre o reordenamento dos Serviços de Proteção Social Especial e Medidas Socioeducativas em Meio Aberto – LA e PSC, pelo Programa Capacita Suas, para 2.475 trabalhadores e gestores do Suas. Além disso, o assessoramento às demandas dos municípios para atendimento interno e externo, assim como oficinas técnicas, continuarão sendo realizados pela Subas.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Detran registra queda de 10% no número de vítimas de trânsito em 2017

Detran registra queda de 10% no número de vítimas de trânsito em 2017

Larissa Manoela e Dra. Kátia Volpe

Dra. Kátia Volpe prestigia festa de aniversário da atriz Larissa Manoela em Orlando