em

Inscrições para o Jemg batem novo recorde

Neste ano, 839 cidades garantiram vaga na competição voltada para rede pública e particular de ensino

Foto: Tiago Ciccarini

Os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) alcançaram nova marca em 2019. Em mais um recorde, o maior evento esportivo-social do Brasil recebeu inscrições de 839 dos 853 municípios mineiros, o que representa mais de 98% de adesão das cidades à competição. O resultado contabilizado nessa segunda-feira (11/3), prazo final para as inscrições, superou o do ano passado, que havia chegado a 835 municípios.

Destinados a jovens de 12 a 17 anos das escolas públicas e particulares do estado, os jogos são promovidos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução das competições é feita pela Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, destaca o número recorde de inscritos e a importância do evento. “Além da parte esportiva, o Jemg contribui para o crescimento dos alunos como cidadãos e também na escola, evitando a evasão”, afirma.

content_grafico_jemg2019
Foto: Divulgação

A etapa microrregional dos Jemg 2019, que já teve os municípios-sede definidos pelo Governo de Minas, começa no dia 8 de abril e se estende até o dia 2 de junho. Ela é realizada no âmbito das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e conta com a participação de estudantes-atletas de modalidades coletivas como basquetebol, futsal, handebol e voleibol, além de xadrez, em dois módulos, nas categorias masculino e feminino.

Os campeões de cada modalidade e os quatro primeiros colocados do xadrez se classificam para a etapa regional, realizada no Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Zona da Mata, Vale do Aço, região Central e no Norte do Estado. Esta etapa, que deve acontecer também em junho, inclui também o vôlei de praia e a peteca.

Os vencedores da etapa regional seguem para a estadual. Nesta fase, entram todas as modalidades de esportes já executadas, incluindo ainda o atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação e tênis de mesa, além das modalidades paralímpicas, como o atletismo PCD, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô PCD, natação PCD, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

Os Jogos Escolares de Minas Gerais buscam fomentar a prática do esporte para fins educativos, contribuir para o desenvolvimento integral do estudante; estimular o pleno exercício da cidadania e a prática esportiva nas instituições de ensino fundamental e médio das redes públicas e particulares, bem como indicar o representante do Estado nos Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares, competições nacionais promovidas pelo Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro, respectivamente.

A lista completa dos municípios-sede das competições microrregionais está disponível em jogosescolares.esportes.mg.gov.br.

Da Folha Geral, em Minas*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Seinfra limpa mais de seis mil bocas de lobo em dois meses

Seinfra limpa mais de seis mil bocas de lobo em dois meses

No more Frog

Exposição “Universo Feminino – Singular e Plural” completa sete anos e estreia nesta quinta-feira